Entenda por que “As Crônicas de Nárnia” foi banido

Muitos anos antes de se tornar uma adaptação cinematográfica, a história da franquia As Crônicas de Nárnia foi contada nas páginas das obras do autor irlandês C. S. Lewis. Com a primeira publicação tendo ocorrido em meados de 1949, a trama foi desenvolvida em sete livros no total.

Com o tempo, a série se tornou um grande clássico da literatura, ficando conhecida como uma das obras literárias mais bem-sucedidas e conhecidas de todos os tempos. Mas apesar de sua popularidade, a franquia As Crônicas de Nárnia já se tornou alvo de polêmicas, levando ao banimento dos livros.

Assim como qualquer criação, a obra de Lewis não estava isenta de críticas. E em meados de 1990, seus livros foram banidos pela primeira vez por conta da quantidade de violência e sangue presente nas histórias. Com isso, várias escolas do Condado de Howard, Maryland proibiram o acesso à obra.

Outro problema que circundou o universo de As Crônicas de Nárnia foi seu simbolismo religioso. E se em 1990 os livros já foram acusados de misticismo, em 2005 a obra foi criticada pelo uso de temas cristãos. Curiosamente, Lewis nunca teve a intenção de incluir religião na história.

Mesmo assim, a ONG da Flórida Americans United for Separation of Church and State se opôs a As Crônicas de Nárnia, fazendo campanha contra a presença do livro nas escolas. Hoje em dia, a franquia é considerada relativamente segura para as crianças.

“As Crônicas de Nárnia” na Netflix: tudo o que foi revelado

Em outubro de 2018, a Netflix adquiriu os direitos da franquia As Crônicas de Nárnia para dar início a uma nova adaptação cinematográfica da história. E embora a produção tenha permanecido inerte após sua aquisição, ela finalmente iniciou seu desenvolvimento com a chegada de Greta Gerwig na direção.

A cineasta, responsável por filmes como Barbie e Ladybird assinou um contrato para comandar pelo menos dois filmes de uma nova franquia cinematográfica inspirada no universo de C.S. Lewis, com o primeiro tendo iniciado suas filmagens em agosto deste ano.

Nenhuma data de estreia foi divulgada até o momento, mas as gravações estão previstas para chegar ao fim por volta de março de 2025. Caso o planejamento seja seguido, o primeiro filme da nova versão de As Crônicas de Nárnia pode ser lançado no final de 2025 ou no início de 2026.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.