Dr. Bennet Omalu real: como ele está hoje?
“Um Homem Entre Gigantes” (2015) conta a história real do Dr. Bennet Omalu, interpretado no filme por Will Smith (“King Richard: Criando Campeãs”). O neuropatologista de origem nigeriana é creditado por descobrir a Encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença que afeta principalmente jogadores de futebol americano, o que colocou o cientista em uma guerra aberta contra a NFL.
“A encefalopatia traumática crônica é uma degeneração progressiva de células cerebrais causada por diversas lesões na cabeça, normalmente em atletas mas também em soldados que foram expostos a uma explosão” (definição do Manual MSD).
Quase vinte anos desde o primeiro artigo em que publicou sobre a ETC, o Dr. Omalu continua bem envolvido nas discussões públicas sobre a doença e fala abertamente sobre os possíveis malefícios do futebol americano ao cérebro. Ele também se tornou uma referência quando se fala em que trauma cerebral e aparece como testemunha importante de vários casos criminais, cobrando um mínimo de US$ 10 mil por caso, segundo uma matéria de 2020 do Washington Post.
Omalu vive em Sacramento, na Califórnia, com sua esposa e seus dois filhos e também trabalha como professor associado da Universidade de California Davis.
“Um Homem Entre Gigantes”
O filme biográfico sobre o médico e a descoberta da doença foca principalmente na luta pública que a NFL fez para descreditar e ignorar as descobertas de Omalu. O longa está disponível na Netflix e na Claro TV+.
Dirigido por Peter Landesman (“Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca”), o longa conta com Will Smith no papel principal. Inclusive, o ator foi considerado um dos injustiçados do Oscar 2016 por não ter sido indicado por esse filme. Outros nomes do elenco são Alec Baldwin (“Simplesmente Complicado”), Albert Brooks (“Nos Bastidores da Notícia”), Gugu Mbatha-Raw (“Loki”) e Arliss Howard (“Nascido para Matar”).
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.