Dois Papas: filme foi criticado por mudar história de Bento XVI e Francisco

Enquanto o Papa Francisco ficou conhecido por ser uma figura mais humilde e progressista, seu antecessor, Bento XVI, já era um pontífice mais tradicional, que posteriormente passou a ser visto como uma figura controversa. E o cineasta Fernando Meirelles resolveu registrar um diálogo entre os dois.

Foi assim que, em 2019, ele lançou o filme Dois Papas, um longa distribuído pela Netflix que não só foi aclamado pela crítica e público, como também se destacou em grandes premiações da indústria cinematográfica como o Globo de Ouro, BAFTA e até mesmo no Oscar.

Mas apesar do roteiro do longa, escrito por Anthony McCarten, ter sido amplamente elogiado, ele também foi criticado no quesito de fidelidade. Afinal, existem diversos aspectos de Dois Papas que são totalmente ficcionais, retratados apenas pelo entretenimento.

Um dos principais são os diálogos entre Francisco e Bento XVI, uma vez que nunca houve nenhuma confirmação de que os dois Papas tenham se encontrado e conversado sobre o que é mostrado no filme. Ainda mais considerando que Francisco dificilmente estaria entre os favoritos de seu antecessor.

Além disso, pontos sobre a vida do mais recente pontífice da Igreja Católica, que faleceu na última segunda-feira (21), bem como a personalidade de Bento XVI, também passaram por alterações que geraram críticas até mesmo da própria Igreja. Mas isso não tira o brilho de Dois Papas que, inegavelmente, continua sendo um ótimo filme.

Mais sobre Dois Papas: trama, elenco e onde assistir

Descontente com a forma como o Papa Bento XVI tem conduzido a Igreja, o cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria. Com isso, ele decide ir até Roma após enviar diversas cartas com sua solicitação, mas não ter conseguido nenhuma resposta.

Contudo, ele acaba sendo surpreendido com o convide do atual pontífice para visitá-lo em sua casa de veraneio. Chegando ao local, os dois embarcam em uma longa conversa onde debatem seus pontos de vista e, principalmente, os rumos do catolicismo.

O elenco do filme conta com nomes como Jonathan Pryce, Anthony Hopkins, Juan Minujín, Luis Gnecco, Sidney Cole, Lisandro Fiks, Maria Ucedo, Willie Jonah, Libero De Rienzo, entre outros. Dois Papas está disponível exclusivamente no catálogo da Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.