Documentário retrata os impactos da Segunda Guerra no sul de Santa Catarina

Produzido em 2017 e lançado em março deste ano, o documentário “Além dos Fronts – Relatos da Segunda Guerra no Sul de SC” narra o cotidiano de medo e perseguição entre as comunidades de imigrantes e descendentes de países ligados ao bloco nazista.

O curta-metragem foi escrito, dirigido e produzido por Leonardo Caprara, Érik Behenck e Elton L. Gonçalves, durante um dos projetos do curso de jornalismo da Faculdade Satc.

“Foi um projeto muito interessante para resgatar essa história que acabou se perdendo com o tempo. As colônias, em todo o estado, sofreram com a perseguição e viveram um cotidiano de medo, mesmo estando longe dos fronts”, afirmou Caprara.

Entre os entrevistados, estão o baterista do Paralamas do Sucesso, João Barone, autor do livro “1942 – O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida” e a historiadora Marlene de Fáveri, referência no tema e autora do livro “Memórias de uma (outra) guerra: cotidiano e medo durante a Segunda Guerra em Santa Catarina”.

João Barone foi um dos entrevistados do documentário.

“Conseguimos reunir um grupo muito bom de entrevistados. Foi possível mostrar um pouco do que foi a rotina dessas pessoas durante um período tão triste da história”, explica Behenck.

Também participam o engenheiro de minas Ruy Hülse, ex-prefeito de Criciúma e testemunha do período de guerra, além das religiosas Helena Arns (irmã de Zilda Arns e Dom Paulo Evaristo Arns), Beatriz Hobold e do historiador João Henrique Zanelatto.

Durante a década de 40, diversos imigrantes e descendentes foram presos, como o caso de Jakob Arns, enviado para a prisão de Florianópolis. Os historiadores também explicaram o funcionamento do campo de concentração de Timbé do Sul, em que alemães e italianos foram detidos.

O documentário inicia uma série que ainda mostrará outros aspectos da Segunda Guerra no sul de Santa Catarina.

Veja também! Filmes de terror na Netflix

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

Vingadores: Guerra Infinita

Filmes de super-heróis 2018 – 6 estreias imperdíveis

Os filmes de super-heróis são as produções cinematográficas mais procuradas atualmente. O grande sucesso do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *