Deusas nórdicas: 5 principais e suas histórias

Se o seu conhecimento de mitologia nórdica vem apenas dos filmes da Marvel, hoje você vai descobrir que a mitologia não se resume a Thor e Loki. Saiba mais sobre as cinco principais deusas nórdicas (algumas já ganharam suas versões no Universo Marvel).

Freya

Deusas nórdicas: 5 principais e suas histórias
Foto: Reprodução/Arquiteta Giovana

Considerada a mais bela e poderosa do panteão das deusas nórdicas, Freya representa o amor e a guerra ao mesmo tempo. Foi enviada para uma tribo como refém para garantir a paz depois da guerra, mas se tornou membro honorário do povo. Praticante de magia, pilotava uma carruagem puxada por gatos e uma lenda afirma que suas lágrimas se transformaram em ouro.

Frigga

A Deusa-Mãe da mitologia nórdica, esposa de Odin, tinha o poder de ver o futuro através de sua magia. Também representa o amor, além da fertilidade e da união. Madrasta de Thor na mitologia, ela se tornou a mãe do herói no Universo Marvel, sendo interpretada por Rene Russo.

Hela

Deusas nórdicas: 5 principais e suas histórias
Foto: Reprodução/Darkside e Vanity Fair

Mais uma deusa nórdica que já ganhou sua versão nos filmes da Marvel, sendo vivida por Cate Blanchett. Hela governa o submundo, para onde as almas que morreram de velhice e doença vão. Na mitologia, ela é filha do Deus da Trapaça, Loki, e irmã do lobo Fenrir, e não é necessariamente uma vilã (como no filme da Marvel) ou uma heroína, mas uma deusa justa, ainda que gananciosa.

Idum

Deusa representada na capa, Idum era a deusa da primavera e da juventude. Tinha um jardim de maçãs responsável por manter ela e os deuses jovens para sempre. Foi sequestrada por causa de um plano de Loki, mas os outros deuses o obrigaram a resgatá-la quando começaram a envelhecer.

Gullveig

Deusas nórdicas: 5 principais e suas histórias
Foto: Reprodução/Darkside

Mais uma deusa nórdica praticante de magia, era capaz de prever e alterar o futuro. Vaidosa, gananciosa e cruel, utilizava sua magia para obter ouro.

Fonte: Darkside

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.