Deusas nórdicas: 5 principais e suas histórias
Se o seu conhecimento de mitologia nórdica vem apenas dos filmes da Marvel, hoje você vai descobrir que a mitologia não se resume a Thor e Loki. Saiba mais sobre as cinco principais deusas nórdicas (algumas já ganharam suas versões no Universo Marvel).
Freya
Considerada a mais bela e poderosa do panteão das deusas nórdicas, Freya representa o amor e a guerra ao mesmo tempo. Foi enviada para uma tribo como refém para garantir a paz depois da guerra, mas se tornou membro honorário do povo. Praticante de magia, pilotava uma carruagem puxada por gatos e uma lenda afirma que suas lágrimas se transformaram em ouro.
Frigga
A Deusa-Mãe da mitologia nórdica, esposa de Odin, tinha o poder de ver o futuro através de sua magia. Também representa o amor, além da fertilidade e da união. Madrasta de Thor na mitologia, ela se tornou a mãe do herói no Universo Marvel, sendo interpretada por Rene Russo.
Hela
Mais uma deusa nórdica que já ganhou sua versão nos filmes da Marvel, sendo vivida por Cate Blanchett. Hela governa o submundo, para onde as almas que morreram de velhice e doença vão. Na mitologia, ela é filha do Deus da Trapaça, Loki, e irmã do lobo Fenrir, e não é necessariamente uma vilã (como no filme da Marvel) ou uma heroína, mas uma deusa justa, ainda que gananciosa.
Idum
Deusa representada na capa, Idum era a deusa da primavera e da juventude. Tinha um jardim de maçãs responsável por manter ela e os deuses jovens para sempre. Foi sequestrada por causa de um plano de Loki, mas os outros deuses o obrigaram a resgatá-la quando começaram a envelhecer.
Gullveig
Mais uma deusa nórdica praticante de magia, era capaz de prever e alterar o futuro. Vaidosa, gananciosa e cruel, utilizava sua magia para obter ouro.
Fonte: Darkside
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.