David Bowie e Morrissey brigaram por causa de uma música

O ex-vocalista do The Smiths, Morrissey, é muito conhecido por suas atitudes e falas polêmicas e sua personalidade difícil, que chegou a afastar até mesmo seus antigos companheiros de banda. Além disso, Moz também encerrou uma amizade lendária devido a um desentendimento por uma música.

O “camaleão do rock”, David Bowie, gravou uma versão da música “I Know It’s Gonna Happen Someday”, lançada por Morrissey um ano antes. O que parecia ser uma homenagem, ao contrário, tratava-se de uma provocação do eterno Ziggy Stardust.

Em entrevista resgatada pela revista Far Out Magazine, Bowie revelou que, quando ouviu a música do então amigo, achou que os arranjos de saxofone lembravam muito a música “Rock n’ Roll Suicide”, lançada em seu álbum de 1972 The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.

Com isso, a amizade de 3 anos que resultou em uma versão ao vivo de “Cosmic Dancer” da banda T. Rex gravada pela dupla chegaria ao fim. Inicialmente, o clima não estava tão tenso, mas aos poucos, a briga escalonou, firmando a separação definitiva dos músicos.

Em meados de 1995, quando Moz foi convidado para abrir a turnê de Bowie na Europa, o ex-The Smiths ficou profundamente incomodado de ter sido anunciado como um “convidado especial”, utilizando o título com sarcasmo no início das apresentações. A parceria se desfez após 9 shows realizados.

David Bowie vs. Morrissey: uma briga de longa data

Mesmo com o passar dos anos, Morrissey deixou claro em diversas ocasiões que a briga não havia sido superada, desferindo ataques à David Bowie sempre que possível. Em uma declaração de 2004, o cantor afirmou que Bowie não possuía autenticidade.

“Bowie é uma máquina. Ele carece de autenticidade. Eu poderia contar piadas que fariam de “Let’s Dance” uma música proibida”, declarou Morrissey.

Alguns anos mais tarde, em outra declaração polêmica, Moz comentou que acreditava que Bowie havia se tornado relevante apenas por acidente.

“Hoje em dia ele dá às pessoas o que acha que as deixará felizes, enquanto elas estão bocejando. Ao fazer isso, deixa de ser relevante, embora só o tenha sido por acidente mesmo”, disparou o músico.

Em 2016, Morrissey foi criticado pelo público quando, durante uma apresentação, celebrou os nomes de Victoria Wood, Caroline Aherne, Muhammad Ali e Prince, dizendo que todos foram embora cedo demais, mas não citou Bowie, falecido naquele mesmo ano.

Em 2021, um ano após o lançamento oficial da versão de “Cosmic Dancer” da dupla nas plataformas de streaming, em entrevista à seu sobrinho, Sam Esty Rayner, Moz forneceu uma opinião mais branda sobre sua amizade com Bowie.

“Ele [David Bowie] estava sempre rindo de alguma coisa, ou pelo menos sorrindo. E nunca falava de nada em profundidade. Eu nem dizia algo remotamente engraçado e ele desatava a rir”, relembrou Morrissey.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.