Cillian Murphy teve que assistir a estes 2 filmes para se preparar para Oppenheimer
No que talvez seja o maior papel de sua carreira nos cinemas, Cillian Murphy já está sendo alçado à possibilidade de ser indicado a Melhor Ator no Oscar por Oppenheimer. O astro de Peaky Blinders interpreta o físico que dá título ao longa de Christopher Nolan.
Além de estudar a vida de J. Robert Oppenheimer e ler a biografia que inspirou o filme, Murphy teve como “tarefa de casa” assistir a dois outros longas em preparação para o papel. Segundo o The Independent, o ator baseou sua performance em Lawrence da Arábia e Amadeus, duas das cinebiografias mais bem-sucedidas da história.
O primeiro longa, de 1962, foi dirigido por David Lean e, ao longo de suas mais de três horas, conta a história de um arqueólogo britânico, T. E. Lawrence, cujos feitos pela humanidade uniram as tribos árabes durante a Primeira Guerra Mundial, na Revolta Árabe.
Já o segundo, dirigido por Miloš Forman e lançado em 1984, retrata a morte de Wolfgang Amadeus Mozart, contando com uma grande ficcionalização de sua vida sendo contada da ótica de seu rival, Antonio Salieri.
Oppenheimer: saiba mais sobre o filme
Em Oppenheimer, vemos a construção do Laboratório Los Alamos, também conhecido como Projeto Y, cuja intenção era reunir físicos e industrialistas americanos no mesmo local. Situado em uma área remota e secreta do Novo México, o projeto tinha Oppenheimer como seu diretor e o intuito de construir uma arma letal o suficiente para encerrar de vez a Segunda Guerra Mundial.
Além de Murphy, o elenco conta com Matt Damon no papel de Leslie Groves, um oficial do Exército Americano, e Emily Blunt como Kitty Oppenheimer, sua esposa, bióloga e membro do Partido Comunista.
Florence Pugh interpreta Jean Tatlock, uma física, repórter e membro do Partido Comunista, enquanto que Robert Downey Jr. dá vida ao oficial da Marinha Lewis Strauss. Rami Malek, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Dane DeHaan e Jack Quaid completam o elenco.
Boa tarde, apenas uma correção, Jean Tatlock era psiquiatra. Inclusive isso aparece no filme, quando ele pergunta se a bagagem dela é freudiana ou junguiana.