Cidade de Deus tem na Netflix? Onde assistir online

Considerado um dos filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos, sendo sempre enaltecido pela crítica especializada, Cidade de Deus é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Paulo Lins, realizada por Fernando Meirelles e Kátia Lund com roteiro de Bráulio Mantovani.

A adaptação cinematográfica iniciou-se no segundo semestre de 1997, mas o filme só veio a ser lançado oficialmente em 2002, produzido por O2 Filmes, Globo Filmes e Videofilmes e distribuído por Lumière Brasil.

Cidade de Deus retrata o crescimento do crime organizado na famosa comunidade de mesmo nome, desde os anos 1960, e mostra como o local se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro nos anos 1980. O filme é contado pelo ponto de vista do protagonista, Buscapé.

Na última quarta-feira (15), o filme foi adicionado ao catálogo da Netflix. Para comemorar, atores como Leandro Firmino, o intérprete de Zé Pequeno no longa, comemorou a chegada do filme no catálogo em seu Instagram. Assista:

Vale lembrar que Cidade de Deus foi o único filme brasileiro até agora a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia. Além disso, o filme representa o período chamado de “cinema de retomada”.

Mais sobre Cidade de Deus

O filme narra a história de Buscapé, um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade.

Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão.

É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita. Enquanto o rapaz explora seu cotidiano, conhecemos personagens históricos do local, como Bené, Cenoura, Zé Pequeno e Mané Galinha.

O elenco do filme conta com alguns nomes conhecidos da TV e cinema, mas também contou com diversos atores sem experiência, num total de mais de 2800 atores em tela. Dentre os nomes em destaque, temos:

  • Alexandre Rodrigues como Buscapé / Wilson Rodrigues
image 195
  • Leandro Firmino / Douglas Silva como Zé Pequeno / Dadinho
  • Matheus Nachtergaele como Sandro Cenoura
image 197
  • Seu Jorge como Mané Galinha
  • Roberta Rodrigues como Berenice
image 199
  • Darlan Cunha como Filé com Fritas
  • Alice Braga como Angelica
image 201
  • Phellipe Haagensen / Michel Gomes como Bené
  • Jonathan Haagensen como Cabeleira
image 203

O filme também está disponível via Paramount+ e Prime Video. Além disso, o documentário Cidade de Deus: 10 Anos Depois, que reencontra parte do elenco e equipe do filme 10 anos após o lançamento do longa, também está disponível via Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.