Capitão Guimarães hoje: como está o bicheiro atualmente?

Dentre as diversas figuras citadas na série documental Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho, certamente Ailton Guimarães Jorge, mais conhecido como Capitão Guimarães, é uma das mais marcantes. Afinal, ele se tornou um dos mais conhecidos banqueiros do jogo do bicho.

Nascido no Rio de Janeiro no dia 24 de novembro de 1941, Guimarães foi oficial das Forças Armadas durante o período da ditadura militar, chegando a ser acusado de torturar presos políticos. Após deixar o Exércitos, aos poucos ele se aproximou do mundo da contravenção.

Ele trabalhou com o bicheiro Ângelo Maria Longa, conhecido como “Tio Patinhas”, e em pouco tempo ele passou a integrar o conselho dos sete grandes banqueiros, redigindo atas e até mesmo delimitando zonas para os pequenos banqueiros. Além disso, ele possui uma forte ligação com o carnaval carioca.

image 91

Guimarães foi presidente da LIESA, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, além de já ter sido presidente da Vila Isabel e patrono da Viradouro. Recentemente, o capitão acabou recebendo mais uma pena de prisão, aos 82 anos de idade.

Ocorrida em setembro do ano passado, a prisão de Guimarães estava entre os objetivos da Operação Mahyah, que visa desarticular a organização criminosa voltada para prática de homicídios, corrupção passiva e porte ilegal de arma de fogo, da qual ele foi apontado como o chefe.

Luiz Guimarães: o herdeiro ao trono do Capitão Guimarães

Mesmo com o Capitão ainda vivo, ele já possui um sucessor para os negócios em casa: seu filho, Luiz Guimarães, que também apareceu no documentário Vale o Escrito. Aos 25 anos, Luiz também é presidente da Vila Isabel e vive uma vida de luxo, conforme exibe em suas redes sociais.

E o rapaz não nega o interesse de substituir o Capitão Guimarães no jogo do bicho, expondo sua vontade sem meias palavras durante a série. Mas sua sucessão neste caso não parece ser tão certa, pois uma fonte revelou ao jornal Extra que a decisão precisa ser discutida.

Apesar do futuro duvidoso na contravenção, sua administração na Vila Isabel vem sendo vista com bons olhos, principalmente após conseguir manter a escola entre o pódio das campeãs. Mas sua paixão pela máfia não esconde sua real vontade em assumir o lugar de seu pai.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.