Lançado em 2013, o filme “Black Nativity – Uma Jornada Inesquecível” trouxe para os cinemas, uma história emocionante em formato de musical gospel, para contar sobre o nascimento de Jesus Cristo.
Para isso, a história gira em torno de Langston (Jacob Latimore), um adolescente rebelde que foi criado pela sua mãe, Naima (Jennifer Hudson). Quando as coisas começam a dar errado e a vida financeira vira um caos, Naima decide mandar o filho para passar as férias com os avós, mesmo que tenha tido pouco contato durante todo esse tempo. Langston vai para Nova York e percebe que muita coisa em sua vida mudará, pois ele terá dificuldade em seguir as regras do avô, além de se deparar com difíceis relacionamentos em sua família e a descoberta do pai que não conhecia.
Explicação e final de “Black Nativity”
Logo que Langston chega na cidade, se envolve em uma baita confusão, mas consegue chegar na casa dos avós, depois de ficar preso injustamente. No local, ele fica surpreso em como a casa é confortável e o fato de seus avós não saberem nada sobre a sua mãe. Na tentativa de se relacionar com Langston, o seu avô (Forest Whitaker), lhe mostra um relógio de bolso com uma inscrição personalizada de Martin Luther King Jr. e o jovem rouba o item.
No dia seguinte, Langston leva o relógio em uma casa de penhores, mas o dono é amigo de seu avô e seu plano não dá certo, obrigando-o a devolver o objeto. Os dias passam e Langston é finalmente convencido a ir na igreja, no momento que está apresentado Black Nativity, de Langston Hughes. Mas, as coisas saem do controle quando o jovem descobre que seu pai é o homem que conheceu na cela logo que chegou na cidade.
Depois dessa revelação, os dois começam a discutir na rua e um policial se aproxima, querendo saber o que está acontecendo. Para evitar novamente de ir para a delegacia, Langston convence o policial que estava indo para a igreja, junto com seu pai.
Quando ele chega na igreja, finalmente descobre a verdade do que aconteceu entre seu pai e sua mãe. O reverendo confessa que deu a Tyson (Tyrese Gibson) US$ 5 mil para ele deixar Naima e Langston, na esperança de que Naima voltasse para seus pais. Quando Naima descobriu isso, ficou revoltada e decidiu se distanciar de todos. No final, ela chega na cidade para tentar levar Langston embora com ela, mas ele a incentiva a perdoar seus pais. Ela o faz, e toda a família finalmente fica reunida.