O baterista Dave Abbruzzese possui um curto, mas invejável histórico ao lado da clássica banda Pearl Jam. Ingressando na banda em 1994, após a saída de Dave Krusen, o músico gravou álbuns como Vs. e Vitalogy, além de ter participado de clipes e shows famosos, como o MTV Unplugged em 1992.
Mas esta não é a única experiência grandiosa na carreira de Abbruzzese. Afinal, poucos anos depois, em meados de 1997, o baterista chegou a ensaiar ao lado de Axl Rose, o vocalista do Guns N’ Roses, durante sessões para o álbum de 2008 da banda, Chinese Democracy.
Entretanto, sua participação não chegou a ser utilizada na versão oficial do disco. Em entrevista com o portal Songfacts, Abbruzzese deu mais detalhes sobre sua colaboração com Axl, comentando que trabalhar junto ao vocalista do Guns foi complexo devido à sua recém-demissão do Pearl Jam.
Durante a conversa, o músico comentou que tudo estava indo bem nos ensaios, até ele manifestar sua opinião sobre as músicas que estavam sendo trabalhadas. Com isso, Abbruzzese comentou ter descoberto um suposto plano da gravadora para uma possível reunião do Guns N’ Roses.
“[…] o empresário do Guns na época, me disse que a administração e a gravadora tinham um plano de deixar o álbum que estávamos fazendo ser o catalisador para fazer com que Axl se reunisse com Slash. O plano era deixá-lo falhar, e a esperança era que esse fracasso o inspirasse a se reunir com Slash de forma a colocar o grande trem de volta nos trilhos”, revelou o baterista.
Abbruzzese completou dizendo que não se arrependia da decisão. “Foi uma decisão difícil, mas, no final das contas, uma que estou feliz por ter tomado. Eu amo aquele cara e não queria ser responsável por arruinar a chance dele e da banda continuarem a fazer música para os fãs que esperaram tão pacientemente por tanto tempo para que o Guns N’ Roses retornasse”, finalizou o baterista.
A verdadeira reunião do Guns N’ Roses
Apesar do depoimento de Abbruzzese, a reunião do Guns N’ Roses, com o trio formado por Axl Rose, Duff McKagan e Slash tocando juntos novamente, só veio a acontecer oficialmente em 2016. O primeiro show aconteceu na noite de um primeiro de abril daquele ano, data conhecida como o “Dia da Mentira”.
Apesar disso, o show de fato aconteceu, dando início a uma série de diversas outras apresentações ao longo dos anos. Originalmente, a ideia era que a reunião durasse apenas alguns poucos shows, mas a formação permanece mantida até hoje.
Em agosto do ano passado, o Guns N’ Roses lançou “Perhaps”, sua primeira música nova desde o EP Hard Skool, sendo ela uma regravação de uma das faixas de sessões do Chinese Democracy. Até o momento, a banda não anunciou novos shows.