Barbie ou Oppenheimer: qual é o mais bem avaliado no Rotten Tomatoes?
No ano passado, o fenômeno “Barbieheimer” dominou as redes sociais. Dois dos filmes mais aguardados do ano, “Barbie” e “Oppenheimer” estrearam no mesmo dia, 21 de julho, gerando vários memes por causa das propostas praticamente opostas dos filmes. O meme acabou impulsionando os dois projetos e transformando os filmes em enormes sucessos de bilheteria.
Na “batalha” comercial, “Barbie” se saiu melhor. O longa da boneca da Mattel arrecadou US$ 1,4 bilhão e encerrou 2023 como a maior bilheteria do ano. “Oppenheimer” ficou em terceiro lugar, com US$ 952,9 milhões. Mas e entre a crítica? Qual filme foi o melhor?
No Rotten Tomatoes, “Oppenheimer” tem os maiores índices de aprovação. O filme de Nolan ficou com 93% de aprovação da crítica e 91% do público, enquanto “Barbie” ficou com 88% de aprovação da crítica e 83% do público.
Na temporada de premiações, “Oppenheimer” também tem se saído bem melhor, vencendo vários prêmios de Melhor filme e Melhor direção. Nas indicações do Oscar 2024, reveladas nesta terça (23), “Oppenheimer” concorre em mais categorias do que “Barbie”.
Juntos, “Barbie” e “Oppenheimer” tiveram 21 indicações no Oscar 2024
Apesar de ter sido esnobado em categorias como Melhor atriz (Margot Robbie) e Melhor direção (Greta Gerwig), “Barbie” teve oito indicações, inclusive na principal de Melhor Filme. Já “Oppenheimer” foi o líder da lista, com 13 indicações.
“Barbie”
- Melhor filme
- Melhor atriz coajuvante – America Ferrera
- Melhor ator coadjuvante – Ryan Gosling
- Melhor roteiro adaptado
- Melhor canção original
- “I’m Just Ken”
- “What Was I Made For?”
- Melhor figurino
- Melhor design de produção
“Oppenheimer”
- Melhor Filme
- Melhor ator – Cillian Murphy
- Melhor direção
- Melhor atriz coajuvante – Emily Blunt
- Melhor ator coadjuvante – Robert Downey Jr.
- Melhor roteiro adaptado
- Melhor trilha sonora original
- Melhor figurino
- Melhor maquiagem e penteado
- Melhor design de produção
- Melhor som
- Melhor edição
- Melhor cinematografia
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.