Existem bandas cujas performances são conhecidas por serem chocantes, impactando as audiências. Isso inclui desde bandas como o Kiss onde o baixista Gene Simmons cospe fogo e sangue, ou Alice Cooper utilizando cobras vivas no palco, ou ainda o Gwar “matando” pessoas ao vivo.
Entretanto, algumas bandas vão ainda mais além, e este foi o caso da banda de black metal estadunidense Martyrdom. Em uma apresentação realizada em Houston, Texas, na casa de shows White Swan, a banda assustou o público ao arremessar uma cabeça de porco durante sua performance.
O show foi realizado na última sexta-feira (19), e a cabeça do animal foi trazida por um dos integrantes da banda para ser utilizada como decoração do palco. Até que, em dado momento, o objeto foi arremessado pelo local, conforme pode ser visto no vídeo abaixo:
Após receberem diversas críticas da comunidade vegana e de outros indivíduos que ficaram simplesmente enojados, a banda publicou um pedido de desculpas, alegando que sua façanha saiu do controle e que eles não tinham a intenção de ofender ninguém.
“Oi pessoal
Queremos apenas começar dizendo que sentimos muito por qualquer pessoa que ofendemos com nossas ações e truques no palco.
Somos uma banda de black metal e, como parte dela, tentamos adicionar um pouco de imagem e valor de choque ao nosso set. Infelizmente, nossos atos se tornaram exagerados e descontrolados, ofendendo muitos e até prejudicando alguns.
Queremos pedir desculpas a quaisquer veganos, muçulmanos ou outros grupos minoritários que possamos ter ofendido, e a qualquer pessoa que tenha sido prejudicada pelo nosso ato. Mais importante ainda, queremos pedir desculpas ao White Swan e a Harry, o cara do som, especificamente. muito obrigado cisne branco por nos dar a oportunidade de tocar lá.”
Apesar das reações, esta parece não ser a primeira vez do Martyrdom realizando este ato. Através de seu Instagram, é possível encontrar nos destaques um vídeo de uma cabeça de porco sendo jogada em um show anterior.
Cabeça de porco e sangue no público: mais bandas chocantes
O ato realizado pela banda Martyrdom não é um “caso isolado”, principalmente para o metal extremo. Historicamente, muitas bandas conhecidas já apresentaram performances chocantes no mesmo nível, como o Mayhem, por exemplo, que já levou cabeças de animais para o palco do festival Wacken.
Outra banda que também utiliza cabeças de porco no palco é a sueca Watain, também conhecida por suas performances bizarras. Além de diversos crânios espalhados pelo palco, a banda já arremessou sangue de porco contra as audiências.
Isto não é um ato exclusivo do metal também, pois a banda de hardcore Bad Luck 13 Riot Extravaganza também possui shows no mesmo nível de brutalidade visual, e também é conhecida pelo arremesso de uma cabeça de porco em meio à sua apresentação no festival Hellfest em 2004.