Ator de Namor se demite após acusações de assédio
Tenoch Huerta, que ganhou reconhecimento mundial no ano passado ao interpretar o vilão Namor em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022), foi acusado de abuso sexual por uma ex-namorada. Após a repercussão das acusações, o ator deixou o elenco de Fiesta en la Madriguera, filme que faria com a Netflix.
“Devido ao impacto das recentes falsas declarações de María Elena Ríos e o dano que elas causaram, não tenho escolha a não ser retirar minha participação no filme Fiesta en la Madriguera,” explicou em um pronunciamento para o Deadline. “É com grande tristeza que eu faço isso, mas não posso permitir que as ações dela não só me prejudiquem, mas prejudiquem o trabalho de dezenas de pessoas talentosas e trabalhadoras envolvidas no projeto. Meu foco agora é simples: continuar o process de restaurar a minha reputação.”
Entenda as acusações contra Tenoch Huerta
A saxofonista María Elena Ríos postou em suas redes sociais que teve um relacionamento com o ator em que ele cometeu abuso emocional e sexual contra ela, inclusive “stealthing”, que é quando o parceiro ou parceira retira o preservativo no meio de uma relação sexual sem o consentimento ou conhecimento da outra pessoa.
“É muito difícil falar do abuso emocional e abuso de poder de um predador sexual que é amado por todo o mundo por interpretar um personagem de um filme como @TenochHuerta. Em aparência encantador, a grande característica de um narcisista + uma boa porção de vitimização,” escreveu a saxofonista em seu Twitter no dia 11 de junho. Ela havia feito as acusações pela primeira vez no dia 9.
Nos dias seguintes, a saxofonista postou prints de emails e conversas de outras mulheres alegando terem sido vítimas do mesmo tipo de violência pelas mãos do autor. Segundo ela, as denúncias estão sendo feitas de forma pública porque as mulheres carecem de leis para protegê-las e têm medo do “sistema machista que protegem você [o ator].”
Tenoch Huerta afirmou que as alegações são falsas e que ele teve sim um relacionamento com a saxofonista, mas que tudo ocorreu de forma consensual. Segundo o ator, após o término dos dois, María começou a “deturpar nossas interações, tanto privadamente quanto na frente de grupos de amigos em comum.” (via Deadline).
Ele também disse que há alguns meses entrou em contato com um time legal para combater as alegações que ele afirma serem falsas.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.