Greta Gerwig, a diretora de filmes como Barbie e Adoráveis Mulheres, foi recrutada pela Netflix para dirigir pelo menos dois filmes em sua série de reboot da franquia As Crônicas de Nárnia. A informação foi divulgada pelo portal The New Yorker, informando sobre o acordo da diretora com a plataforma.
Os primeiros rumores que Gerwig estaria envolvida no projeto surgiram ainda no final de 2022, já afirmando que ela teria assinado um contrato para trabalhar na produção. E somente agora, a informação foi confirmada pela diretora em um portal de notícias.
A plataforma, vale lembrar, adquiriu os direitos de adaptação há quatro anos. Esta será a segunda adaptação da série de livros de mesmo nome escrita por C.S. Lewis. A franquia foi adaptada originalmente para os cinemas entre 2005 e 2010, com três filmes inspirados na saga .
Não há detalhes adicionais sobre a produção. Sabe-se apenas que se trata de um reboot das duas primeiras histórias da saga e que, além de Gerwig, o roteirista Matt Aldrich, que participou da criação do roteiro da aclamada animação Viva: A Vida é uma Festa da Disney/Pixar também está na equipe como uma espécie de “arquiteto”, supervisionando os projetos.
Mais sobre As Crônicas de Nárnia: história dos livros e filmes
Ao todo, a série literária de Lewis conta com sete livros e já vendeu mais de 100 milhões de cópias ao redor do mundo, sendo traduzidos em mais de 47 idiomas. Todos os livros são ambientados na fantástica terra de Nárnia, uma espécie de terra medieval fantástica.
A maioria dos livros segue principalmente as aventuras de um grupo de crianças do mundo real que são transportadas para o mundo mágico de Nárnia, que é habitado por animais falantes e bestas míticas e supervisionado pelo leão Aslan.
As duas primeiras adaptações de As Crônicas de Nárnia, sendo elas O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, de 2005 e Príncipe Caspian, de 2008 foram lançados pela Disney e fizeram relativo sucesso com o público, sendo o primeiro mais popular e levando a empresa a abandonar o projeto.
Já o terceiro filme, A Viagem do Peregrino da Alvorada, lançado em 2010 pela 20th Century Fox muito antes da compra do estúdio pela Disney, obteve um desempenho muito baixo, levando a Fox a também abandonar o projeto, que ficou sem novidades desde então.
Os três filmes podem ser assistidos através do Disney+.