A música brasileira é repleta de clássicos atemporais, que são reverenciados mundialmente e lembrados até os dias de hoje. Nomes como Djavan, Milton Nascimento, Tim Maia, Chico Buarque, entre outros, são considerados parte da cultura do país.
Mas é inegável que também existe espaço para os hits passageiros, que servem como um retrato de gerações, onde multidões celebram canções individuais que, com o tempo, acabam saindo de moda. E uma das músicas mais famosas do cantor Michel Teló certamente se encaixa neste padrão.
Lançada em 2011, a música “Ai, Se Eu te Pego” se tornou um grande sucesso nacional, alcançando o topo da parada musical brasileira, além do videoclipe oficial no YouTube ter alcançado 1 bilhão de visualizações. Mas como se isso não fosse o sucificiente, a canção chegou ainda mais longe.
Isso porque a música se tornou um hit internacional graças a jogadores de futebol como Neymar e Cristiano Ronaldo, que passaram a comemorar seus gols fazendo a coreografia da música. Com isso, Teló chegou a fazer apresentações em outros países, incluindo na Itália, onde se tornou um sucesso absoluto.
Para se ter uma noção do quão grande foi a repercussão da música no país, enquanto no Brasil ela se tornou história, a canção pode ser ouvida em supermercados na Itália até os dias de hoje, mostrando que para os italianos, ela continua sendo uma canção extremamente popular.
As músicas brasileiras que fazem sucesso no exterior
Além do hit de Michel Teló, existem muitas outras músicas brasileiras que se espalharam por outras culturas, tornando-se grandes sucessos em outros países. E engana-se quem acredita que apenas o MPB quebrou as barreiras, pois o funk e o sertanejo também chegaram longe. Confira os destaques abaixo:
- Garota de Ipanema – Tom Jobim
- Hear Me Now — Alok (feat. Bruno Martini & Zeeba)
- Mas Que Nada – Sergio Mendes
- Chorando Se Foi (Lambada) — Kaoma
- Downtown — Anitta (part. J Balvin)
- Amigo – Roberto Carlos
- Rap das Armas — Cidinho e Doca
- Balada Boa – Gusttavo Lima
- Problema Seu — Pabllo Vittar