Surgida nos anos 80, a franquia A Morte do Demônio, ou ainda, Uma Noite Alucinante, do original Evil Dead é, inegavelmente, um dos maiores sucessos do terror nos cinemas. Nascido como um trabalho de conclusão de curso de cinema de seu criador, Sam Raimi, a franquia teve vital relevância para o gênero.
Prestes a ganhar seu quinto filme, a história da franquia tomou diferentes rumos a cada produção, mas é devidamente amarrada pela mitologia lovecraftiana em torno do Necronomicon Ex-Mortis, um antigo livro sumério que contém uma maldição terrível.
Repleto de sangue e muito gore, a saga traz uma mistura do terror sobrenatural que acabou se unindo ao humor em alguns filmes. Com isso, o filme trouxe toda uma influência estética e narrativa para o cinema de gênero.
Além dos 5 filmes, a franquia ainda conta com uma série e diversos jogos e quadrinhos que acrescentam ainda mais à história da saga, mas os filmes se bastam para trazer um grande contexto para toda a trama de A Morte do Demônio.
Portanto, para facilitar o entendimento e preparar o público para a chegada de A Morte do Demônio: A Ascensão, vamos revisitar a história dos filmes em ordem cronológica para entender o universo da saga.
Cronologia A Morte do Demônio
A história central de A Morte do Demônio girava em torno de Ashley Joanna “Ash” Williams, vivido por Bruce Campbell em boa parte da saga. Mas, a partir de 2013, o personagem não teve mais ligações diretas com a franquia nos cinemas, dando lugar a novas histórias.
Evil Dead – Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)
No primeiro filme da franquia, Ash e um grupo de amigos decidem ir para uma cabana no meio da floresta para se divertirem juntos. No local, eles acham o terrível Necronomicon e libertam sem querer um mal terrível, que os fará lutar por suas vidas.
Uma Noite Alucinante 2 (1987)
O segundo filme, por mais que seja confundido com um remake, devido à solução arrumada por Raimi após ter perdido os direitos do primeiro, de fato dá sequência à história do longa, apesar da recapitulação diferente.
Na trama, Ash ainda está preso na cabana lutando contra os terríveis demônios, que conseguiram até mesmo possuí-lo. Para piorar, os verdadeiros donos da casa aparecem, tornando-se novos alvos para os malignos “dedites”.
Army of Darkness – Uma Noite Alucinante 3 (1992)
No final do segundo filme, Ash é sugado para um portal que o transporta para a Inglaterra em 1300 d.C., concretizando uma profecia antiga. Com isso, ele precisa derrotar o mal em sua origem para tentar voltar para casa. Este é o último filme da franquia com o personagem como protagonista, e abraça muito mais o humor.
A Morte do Demônio (2013)
No longa dirigido por Fede Alvarez, acompanhamos Mia, uma viciada em drogas que, para vencer seus demônios pessoais, vai com seu irmão e amigos para uma cabana isolada. Seguindo os passos do primeiro filme, o Necronomicon é encontrado no local, libertando novamente o mal e obrigando a todos lutarem por suas vidas.
A Morte do Demônio: A Ascensão (2023)
10 anos após a última visita à saga, A Morte do Demônio: A Ascensão apresenta a história de duas irmãs tentando se reconciliar, até que seu encontro é interrompido pela chegada do mal graças à influência do Necronomicon. Desta vez, o filme se passará em um prédio em Los Angeles.
O filme chegará aos cinemas na próxima sexta-feira (21).
Menção honrosa: Ash vs. Evil Dead
Apesar do formato de seriado, Ash vs. Evil Dead tem seu valor, não só por trazer de volta a galhofa presente nos primeiros filmes da franquia, mas também por ser a última vez, até o momento, em que o personagem de Bruce Campbell protagonizou algo da saga A Morte do Demônio.
A série estreou no canal Starz em outubro de 2015 e durou três temporadas, sendo cancelada em abril de 2018. Os motivos do cancelamento não foram claros, uma vez que a série tinha grande aprovação do público. Após o cancelamento da série, Bruce Campbell anunciou que ele estava oficialmente aposentado de interpretar o personagem Ash.