A Fantástica Fábrica de Chocolate tem quantos filmes? Saiba a ordem para assistir
O grande lançamento dos cinemas esta semana é o filme “Wonka“, que mostra a juventude de Willy Wonka, personagem criado pelo autor Roald Dahl no clássico “A Fantástica Fábrica de Chocolate“. Antes de conferir o novo longa, aproveite para relembrar as outras vezes em que Willy Wonka e seus Oompa Loompas apareceram no cinema.
“A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971)
A primeira adaptação foi dirigida por Mel Stuart (“Esposas Abandonadas”) e contou com o comediante Gene Wilder (“O Jovem Frankenstein”) como o chocolateiro Willy Wonka.
O longa foi um sucesso comercial e elogios da crítica, sendo até hoje considerado a melhor adaptação do livro de Dahl, mas o autor odiou o filme, criticando a escolha de Wilder para o papel e chamando ele de “pretensioso”, além de ter ficado frustrado com a trilha sonora do musical, dizendo que as músicas eram “excessivamente sentimentais” e “melosas”.
“A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005)
Mais de 30 anos depois, o diretor Tim Burton (“Wandinha”) decidiu fazer sua versão do clássico, dessa vez, com Johnny Depp (“Piratas do Caribe”) como Wonka. Segundo o ScreenRant, a versão de Depp é um pouco mais parecida com a do livro, além de contar com flashbacks que explicam o porquê do desprezo do personagem por famílias e crianças. Este filme no geral é mais fiel ao livro, inclusive as músicas dos Oompa Loompas, que foram tiradas diretamente do livro.
O longa recebeu críticas mistas e negativas, principalmente pelo que foi visto como um “excesso de efeitos especiais” e pela atuação de Depp como Wonka, mas ainda foi um grande sucesso de bilheteria.
“Tom e Jerry: A Fantástica Fábrica de Chocolates” (2017)
Essa animação de Tom e Jerry tem uma história bem fiel ao livro, apenas com a adição dos dois personagens icônicos. É um filme feito direto para o DVD, voltado para um público infantil bem mais jovem.
“Wonka” – Em cartaz nos cinemas
Timothée Chalamet (“Lady Bird”) interpreta a versão mais jovem de Willy Wonka, e o filme mostra como ele se tornou o dono da maior fábrica de chocolates do mundo.
Ordem para assistir
Os três primeiros são adaptações diferentes da mesma obra, mas que não têm nenhuma ligação entre si, podendo ser assistidos separadamente sem problemas. O único caso diferente é o de “Wonka”. Como o longa é uma prequel do filme de 1971, algo que fica evidente no visual do Oompa Loompa interpretado por Hugh Grant (“Simplesmente Amor”), é uma boa ideia conferir o longa dos anos 70 antes de conferir “Wonka” nos cinemas.
Fonte: ScreenRant.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.