A diferença entre Franquia e Saga

“Franquia” e “saga” são palavras muito utilizadas quando uma sequência de filmes integram uma mesma história ou universo, mas não necessariamente significam a mesma coisa. Algo necessário de se ter em mente é que todas as sagas podem ser consideradas franquias, mas uma franquia não necessariamente é uma saga.

Isso porque as franquias podem ser compostas de várias trilogias, sagas ou filmes individuais. Um bom exemplo é a franquia 007, que é composta por diversos filmes que compartilham um personagem em comum, mas não necessariamente estão conectados entre si.

A Marvel é um ótimo exemplo prático sobre esta diferença, levando em consideração de que seu Multiverso pode ser considerado como uma franquia, mas existem sagas diferentes dentro dela, tais como a “Saga do Infinito” ou a atual “Saga do Multiverso”.

Em resumo, a franquia é uma coleção de filmes ou séries com várias obras derivadas produzidas a partir de uma produção original, que deu início ao tema ou à história, e obteve grande sucesso, enquanto a saga é uma história que está cheia de acontecimentos, mas que pode ocorrer dentro de uma franquia.

Franquias e sagas famosas do cinema

O cinema é marcado por diversas franquias e sagas que dão continuidade à história de personagens famosos, que acabam marcando diferentes gerações com o passar dos anos. Apesar de nem sempre serem vistas com bons olhos, as sequências têm sido uma grande parte do cinema desde o início da arte, há mais de um século.

  • 007

Uma das franquias de espionagem mais famosas do cinema, a trama que acompanha o agente 007 conhecido como James Bond teve início em 1962, inspirada pelo trabalho do romancista britânico Ian Fleming, e se tornou uma tradição em contar com um novo filme do espião sempre.

image 431
  • Planeta dos Macacos

Com um novo filme previsto para chegar em 2024, Planeta dos Macacos foi inspirado pelo romance de Pierre Boulle de 1963 e ganhou sua primeira adaptação em 1968. A saga atual, iniciada em 2011, já conta com três filmes lançados, mas a franquia acumula nove filmes, além de dois programas de TV.

  • Harry Potter

Inspirada pelos livros da escritora J.K. Rowling, a franquia do bruxo de mesmo nome rapidamente se tornou um fenômeno assim como a obra original, rendendo oito filmes e estendendo-se através do spin-off Animais Fantásticos e Onde Habitam.

image 433
  • Batman

Um dos primeiros super-heróis a deixar as páginas das histórias em quadrinhos para chegar aos cinemas, a franquia Batman teve início nos anos 60, em uma versão mais lúdica estrelada por Adam West. Desde então, o herói já acumula dez filmes nos cinemas, além de duas séries clássicas de TV.

  • Star Wars

Começando como um monumental filme de fantasia e aventura de ficção científica em meados dos anos 70, Star Wars revolucionou a cultura pop e rapidamente se tornou uma das maiores propriedades multimídia da história, acumulando filmes, séries, jogos e até mesmo histórias em quadrinhos e livros.

image 435
  • Godzilla

É impressionante imaginar que um filme de monstros gigantes dos anos 50 se tornaria uma das franquias mais emblemáticas do cinema, mas este é um feito que pertence à Godzilla, que acumula quase 40 filmes divididos em diferentes sagas, além de diversas produções extras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.