A alternativa banda da Moldávia que TODOS os brasileiros conhecem

As boy bands são um grande fenômeno cultural que sempre permeou a indústria da música, arrastando legiões de fãs que sabe tudo sobre cada um dos integrantes para seus shows sempre lotados. De Backstreet Boys ao BTS, este fenômeno continua vivo entre o público.

Entretanto, apesar de atualmente o maior foco deste fanatismo estar voltado para a Coreia do Sul, era muito comum que grupos norte-americanos dominassem as paradas de sucesso. Mas no começo dos anos 2000, uma banda vinda de um local inusitado atraiu a atenção do público “sem querer”.

Surgido em 1999 na Moldávia, o trio formado por Dan Bălan, Radu Sîrbu e Arsenie Todiraş, conhecidos como O-Zone, alcançaram o sucesso mundial através de seu single “Dragostea din tei”, que alcançou o número 1 em várias paradas de singles da Europa durante o ano de 2005.

No Brasil, a popularidade da música foi atingida de forma diferente. Em seu álbum de 2004, intitulado de Latino Apresenta as Aventuras de DJ L, o cantor Latino lançou a música “Festa No Apê”, um dos maiores hits de sua carreira, que o ajudaram a retomar seu sucesso quando retornou ao Brasil.

Apesar de realmente ser uma versão de “Dragostea din tei”, Latino deixou claro que sua letra é completamente autoral e baseada em uma história que viveu. Segundo ele, durante uma festa em seu apartamento, ele observou os presentes se divertindo e se inspirou para produzir a letra.

“Festa No Apê” certamente é um dos maiores sucessos do cantor, junto de outras músicas como “Renata” e “Me Leva”. Todavia, além de ser um marco na carreira de Latino, a canção também serviu para apresentar o O-Zone para os públicos brasileiros.

A trajetória do O-Zone: paradeiro da banda da Moldávia

O O-Zone esteve em plena atividade entre 1999 e 2005, sendo um dos principais representantes da Moldávia no cenário do pop e música eletrônica. Durante sua trajetória, o grupo chegou a lançar três álbuns, sendo eles Dar, unde eşti, de 1999, Number 1 de 2002 e DiscO-Zone, de 2003.

Este último se tornou um dos mais populares do grupo moldavo, principalmente por reunir os hits de maior sucesso da banda, como “Despre Tine”, lançado originalmente em 2002 e reeditado para o novo disco, e claro, a própria “Dragostea din tei”.

Após seu fim em 2005, o grupo chegou a se reunir novamente em 2017, para dois shows em Chișinău e Bucareste, e novamente em 2019 para uma última apresentação em Bucareste. Atualmente, o trio se dedica a seus projetos pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.