Documentário retrata os impactos da Segunda Guerra no sul de Santa Catarina

Produzido em 2017 e lançado em março deste ano, o documentário “Além dos Fronts – Relatos da Segunda Guerra no Sul de SC” narra o cotidiano de medo e perseguição entre as comunidades de imigrantes e descendentes de países ligados ao bloco nazista.

O curta-metragem foi escrito, dirigido e produzido por Leonardo Caprara, Érik Behenck e Elton L. Gonçalves, durante um dos projetos do curso de jornalismo da Faculdade Satc.

“Foi um projeto muito interessante para resgatar essa história que acabou se perdendo com o tempo. As colônias, em todo o estado, sofreram com a perseguição e viveram um cotidiano de medo, mesmo estando longe dos fronts”, afirmou Caprara.

Entre os entrevistados, estão o baterista do Paralamas do Sucesso, João Barone, autor do livro “1942 – O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida” e a historiadora Marlene de Fáveri, referência no tema e autora do livro “Memórias de uma (outra) guerra: cotidiano e medo durante a Segunda Guerra em Santa Catarina”.

Alem dos Fronts Joao Barone
João Barone foi um dos entrevistados do documentário.

“Conseguimos reunir um grupo muito bom de entrevistados. Foi possível mostrar um pouco do que foi a rotina dessas pessoas durante um período tão triste da história”, explica Behenck.

Também participam o engenheiro de minas Ruy Hülse, ex-prefeito de Criciúma e testemunha do período de guerra, além das religiosas Helena Arns (irmã de Zilda Arns e Dom Paulo Evaristo Arns), Beatriz Hobold e do historiador João Henrique Zanelatto.

Durante a década de 40, diversos imigrantes e descendentes foram presos, como o caso de Jakob Arns, enviado para a prisão de Florianópolis. Os historiadores também explicaram o funcionamento do campo de concentração de Timbé do Sul, em que alemães e italianos foram detidos.

O documentário inicia uma série que ainda mostrará outros aspectos da Segunda Guerra no sul de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.