Cena que causou proibição de “Barbie” no Vietnã foi revelada
Um dos filmes mais esperados do ano, Barbie foi banido no Vietnã. A decisão foi tomada pelo Conselho de Avaliação Nacional de Filmes e anuncia nesta segunda-feira, dia 3, por Vi Kien Thanh, diretor geral do Departamento de Cinema do Vietnã, sob tutela do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo.
O filme dirigido por Greta Gerwig teve sua exibição proibida no país devido a uma cena em que um desenho mapa mundi é mostrado. Na imagem, próximo à China, consta a “linha das nove raias”, local que corresponde a grande parte do mar da China Meridional.
A inserção da “linha das nove raias”, que defende a soberania do local como chinesa, foi considerada uma afronta pelo Vietnã e o país entendeu que o estúdio ultrapassou os limites de soberania do país asiático.
Vale ressaltar que esse não é o primeiro filme americano a ser banido por sua representação da “linha das nove raias”. A animação Abominável, lançada pela DreamWorks em 2019, e Uncharted, lançado pela Sony em 2022, foram removidos do circuito do Vietnã. O longa também pode ser removido das Filipinas pelo mesmo motivo.
Barbie: saiba mais sobre o filme
Com poucas informações reveladas, o que sabemos é através da sinopse oficial. Depois de ser expulsa da “Terra das Barbies” por ser uma boneca imperfeita, Barbie viaja até o mundo humano em busca de uma felicidade verdadeira. A protagonista é acompanhada de Ken nessa jornada.
Ryan Gosling será o co-protagonista do longa como Ken. Will Ferrell, Dua Lipa, America Ferrera, Ariana Greenblatt, Ncuti Gatwa, Emma Mackey, Alexandra Shipp, Michael Cera, Issa Rae, Kingsley Ben-Adir, Rhea Perlman e Kate McKinnon completam o elenco da produção ao lado de Gosling, Liu e Robbie.
Greta Gerwig, conhecida por Lady Bird e Adoráveis Mulheres, comanda a produção. A cineasta é acompanhada de Noah Baumbach, indicado ao Oscar com História de um Casamento e A Lula e a Baleia. Barbie estreia no dia 20 de julho.