Tom Hanks aprendeu a falar búlgaro para O Terminal?
O Terminal (2004) acompanha Viktor Navorski, um homem do Leste Europeu, que acaba ficando preso em um aeroporto nos Estados Unidos após um golpe de estado estourar em seu país. Na trama, é dito que ele vem de Krakozhia, um país fictício, e o protagonista fala búlgaro, idioma oficial da Búlgaria, país da Europa Oriental.
Então o ator Tom Hanks precisou aprender a falar um pouco de búlgaro para os seus diálogos no filme. Em uma entrevista da época, ele comentou que recebeu a ajuda de um búlgaro para aprender expressões idiomáticas e tentar entender melhor a linguagem.
Em outra entrevista, ele comentou a escolha do idioma no filme também é uma espécie de homenagem ao pai da sua esposa, Rita Wilson (Casamento Grego), ser búlgaro.
No site de perguntas Quora, um usuário questionou se o búlgaro de Hanks no filme está bom. O post teve três respostas com mais ou menos a mesma conclusão: ele não se sai mal, mas é evidente o sotaque americano e que o búlgaro não é sua língua nativa
O Terminal
Após um golpe de estado estourar na fictícia Krahozhia, o passaporte de Viktor Navorski é invalidado e ele não consegue entrar nos Estados Unidos, mas também não pode voltar para seu lar. Preso no aeroporto, ele passa a morar no local, onde começa a se apaixonar pela comissário de bordo Amelia (Catherine Zeta-Jones).
Outros nomes do elenco são Zoe Saldana (Avatar), Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada), Diego Luna (Andor) e Kumar Pallana (Os Excêntricos Tenenbaums).
A direção é de Steven Spielberg, em sua terceira parceria com Hanks, com quem já havia feito O Resgate do Soldado Ryan (1998) e Prenda-me Se For Capaz (2002).
O roteiro é levemente inspirado na história real do iraniano Mehran Karimi Nasseri, que viveu 18 anos no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por causa de uma confusão envolvendo seu certificado de refugiado e o fato dele ter sido exilado do Irã.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.