Krakozhia existe? História do país de Viktor Navorski (O Terminal)
Em O Terminal (2004), Tom Hanks interpreta o fictício Viktor Navorski, cidadão de um país da Europa Oriental. Após ele viajar para Nova York, seu país sofre um golpe de estado e fecha as fronteiras. Ele não consegue entrar nos Estados Unidos, porque seu passaporte foi invalidade, mas também não consegue voltar para casa e acaba preso ali no aeroporto onde desembarcou.
Na trama, é dito que o personagem veio de Krakozhia, um país fictício. Até pela trama do longa seria complicado mencionar um país real. Krakozia é levemente inspirado nos países da Europa Oriental que faziam parte da antiga União Soviética, uma região marcada por conflitos políticos e territoriais.
Mas se o país não existe, qual a língua do personagem de Hanks? Viktor fala em búlgaro, idioma oficial da Bulgária, país do leste europeu. A língua também é falada em outras regiões, mesmo não sendo a oficial.
O Terminal foi a terceira vez em que Steven Spielberg e Tom Hanks trabalharam juntos. Como diretor/ator, eles já tinham feito O Resgate do Soldado Ryan (1998) e Prenda-me Se For Capaz (2002). Desde então, Hanks atuou em mais dois filmes do diretor: Ponte dos Espiões (2015) e The Post – A Guerra Secreta (2017).
O personagem de O Terminal existe?
A trama do filme é levemente inspirada em uma história real de um imigrante iraniano. Em 1988, Mehran Karimi Nasseri ficou detido no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, após ter seu visto de entrada impedido e seu certificado da ONU de refugiado roubado. Sem poder sair do local, Nasseri passou 18 anos morando no aeroporto (via Aventuras na História – UOL).
A história de Nasseri ganhou as manchetes mundiais e acabou inspirando o roteiro de O Terminal.
Ele faleceu no ano passado. Segundo relatórios de Associated Press (via Omelete), aos 76 anos, ele tinha voltado a morar no mesmo aeroporto.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.