A banda norueguesa de Black Metal Mayhem, em parceria com a Talent Nation, anunciou uma turnê latino-americana para este mês de março. A turnê teve início no dia 9 e, até o momento, possui datas até o dia 22.
Conhecida como uma das bandas mais obscuras do Black Metal, apesar das diversas polêmicas, o Mayhem possui uma base de fãs muito forte ao redor de todo o mundo. A banda é considerada uma das pioneiras da segunda onda do Black Metal.
Até o momento as datas anunciadas da turnê são as seguintes:
- 9 de março — Tijuana — México
- 10 de março — Guadalajara — México
- 11 de março — San Luis Potosí – México
- 12 de março — Cidade do México — México
- 14 de março — Guatemala — Guatemala
- 15 de março — San José — Costa Rica
- 17 de março — Concepción — Chile
- 18 de março — Santiago — Chile
- 19 de março — Buenos Aires — Argentina
- 21 de março — Porto Alegre — Brasil
- 22 de março — Brasília — Brasil
Apesar de terem lançado recentemente o álbum Daemon (2019) e o EP Atavistic Black Disorder / Kommando (2021), o Mayhem sempre abre espaço em seu repertório para músicas clássicas, de discos como o De Mysteriis Dom Sathanas (1994), um dos favoritos dos fãs da banda.
Boicote ao Mayhem em Porto Alegre
Conforme citado anteriormente, o Mayhem é uma banda obscura que coleciona diversas polêmicas ao longo de sua carreira. Entre as polêmicas, acusações de racismo, antissemitismo, homofobia e transfobia se fazem presentes.
Com isso, o deputado estadual Leonel Radde (PT – RS) denunciou nas redes sociais e vem tentado cancelar o show que ocorrerá no dia 21 de março no Bar Opinião em Porto Alegre.
“Parece até piada, mas a banda neonazista norueguesa Mayhem quer fazer show em Porto Alegre, no bar Opinião”, diz Radde no vídeo postado em seu Twitter. O deputado reforçou que o caso será levado às autoridades.
A denúncia foi feita pelo professor de filosofia e pesquisador da extrema-direita Renato Levin-Borges, também no Twitter. Judz, como é conhecido, reuniu um dossiê com informações sobre ligações da banda com a extrema-direita.
Ainda não houve manifestação por parte da produtora responsável pelo evento ou da banda. Até o momento, o show permanece confirmado no dia 21 de março.
Fundada em 1984 em Oslo, o Mayhem coleciona polêmicas com performances violentas em shows, o suicídio do ex-vocalista Dead e o assassinato de um dos fudadores, o guitarrista Euronymous pelo antigo integrante Varg Vikernes, que desferiu 23 facadas, sendo duas no crânio.
Com direção de Jonas Åkerlund, em 2019 o filme Lords of Chaos foi lançado, baseado na história do Mayhem. Por mais que hajam exageros em nome do entretenimento, o filme narra os principais fatos relacionados à banda.
o show em Porto Alegre foi cancelado.