Homem-Formiga: ordem cronológica dos filmes
A Marvel fez sua estreia em 2023 com Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, inaugurando a Fase Cinco do estúdio. O longa é o terceiro da franquia de Scott Lang, Hank Pym e Hope Van Dyne, trazendo mais uma vez Paul Rudd, Michael Douglas e Evangeline Lilly aos papéis principais.
Embora o longa não tenha performado como esperado nas bilheterias e tenha sido alvo de muitas críticas, a Marvel reforçou a importância de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania para o Universo Cinematográfico do estúdio.
O mesmo foi dito de Homem-Formiga e a Vespa, lançado em 2018 entre as duas partes da Saga do Infinito – Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Como vimos, os descobrimentos da reta final do longa de Scott Lang foram cruciais para a resolução de Ultimato, com os heróis recuperando as joias em diferentes momentos temporais.
Dito isso, fica a dúvida: em que ordem assistir os três filmes do Homem-Formiga? Explicamos abaixo.
Confira a ordem cronológica da franquia Homem-Formiga
Lançado em 2015, Homem-Formiga foi um dos últimos heróis apresentados antes do clímax da Saga do Infinito. O personagem de Scott Lang foi importante durante os conflitos da Guerra Civil e entrou para os Vingadores logo após as ações de seu primeiro filme solo – intitulado, simplesmente, Homem-Formiga.
No longa, vemos Scott Lang saindo da prisão e retornando para sua vida. Porém, ao cometer um novo crime, o homem acaba roubando um traje encolhedor de Hank Pym, o Homem-Formiga original, já aposentado de suas tarefas desde que sua esposa, Janet Van Dyne.
Após aprender sobre seus novos poderes e derrotar o Jaqueta-Amarela – alterego vilanesco de Darren Cross -, vemos o Homem-Formiga passar a contar com uma companheira: Hope Van Dyne, filha de Janet e Hank Pym, que assume o nome de Vespa em Homem-Formiga e a Vespa, de 2018.
O duo segue com suas aventuras durante os longas dos Vingadores e agora retorna, anos depois, em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Já com a ajuda de sua filha adolescente, Cassie Lang, Scott é sugado para dentro do Reino Quântico, onde encontra Kang e M.O.D.O.K. – ninguém menos do que Darren Cross. Sim, o vilão do primeiro longa, porém, com novos poderes e um novo visual.