O filme “A Substância” estreou nos cinemas mundiais e vem se tornando um sucesso de bilheteria, ao trazer uma proposta satírica de terror corporal. Estrelado por Demi Moore ao lado de Margaret Qualley, a trama explora a vida de Elisabeth Sparkle, uma celebridade em declínio que sente a pressão estética de ser trocada por uma mulher mais jovem. Desesperada, ela encontra uma substância que promete criar uma versão sua mais nova e precisa lidar com efeitos colaterais inesperados.
Além da premissa curiosa, quem assistiu o filme percebeu que a personagem central sempre usa uma jaqueta amarela e isso poded ter explicação. O filme dirigido e escrito por Coralie Fargeat usou e abusou de cores vibrantes para causar impacto e a cor da jaqueta de Elisabeth Sparkle também foi proposital.
Uma das teorias é que o tom de amarelo do casaco é para identificar a personagem como a matriz. Isso porque, no começo do filme, é apresentada a ideia do experimento, onde uma gema de ovo se duplica. Apesar de Elisabeth Sparkle e Sue serem a “mesma pessoa”, o filme reforça o tempo todo que Sparkle é quem tem o poder total, mesmo que ela esqueça.
A Substância na corrida por prêmios importantes
Diante da repercussão positiva, principalmente nas redes sociais, “A Substância” estará na disputa nas categorias de comédia do prêmio Globo de Ouro em 2025. Nesta premiação, as categorias se dividem entre Drama e Comédia/Musical, assim o longa-metragem foi listado pelo estúdio e produtores para concorrer na segunda faixa, algo que dividiu a opinião do público que também contestou que poderia ser um drama.
Nos sites avaliadores, como Rotten Tomatoes, a crítica deu boas notas e o filme possui 91% de aprovação, com 310 avaliações. No consenso geral do site, foi dito que: “Audaciosamente grosseiro, perversamente inteligente e possivelmente o melhor momento de Demi Moore, A Substância é um feito de tirar o fôlego da escritora e diretora Coralie Fargeat.”