Duna teve versão tão bizarra que acabou nunca sendo lançada

Com ambos os filmes dirigidos por Denis Villeneuve, a franquia Duna se tornou um verdadeiro fenômeno da ficção científica, fazendo com que o público até se esquecesse de tentativas anteriores de adaptar o romance de Frank Herbert, tal como a versão de David Lynch de 1984.

Mas esta foi apenas uma das diversas tentativas de trazer a obra de Herbet para os cinemas. Afinal, o romance original data de 1965, e em 1971, seis anos após a publicação, a Apjac International adquiriu os direitos da história para que uma primeira adaptação fosse produzida.

O dono da empresa, Arthur P. Jacobs, que produziu a franquia Planeta dos Macacos original, estava pronto para dar início à produção de Duna, mas com a necessidade de realizar De Volta ao Planeta dos Macacos, o projeto precisou ser adiado.

Com a morte de Jacobs em 1973, houve diversas tentativas fracassadas de adaptar Duna até Lynch assumir o trabalho. E uma delas, planejada em meados dos anos 70, traria o cineasta Alejandro Jodorowsky, conhecido por seu surrealismo, no comando da obra.

Caso o cineasta tivesse assumido o cargo, a primeira adaptação de Duna seria um épico de ficção científica com 14 horas de duração, segundo os planos originais. Além disso, Jodorowsky também queria nomes como Salvador Dalí, Mick Jagger, Orson Welles e Geraldine Chaplin em seu elenco.

O filme ainda contaria com designs do artista HR Giger e trilha sonora da banda Pink Floyd. Porém, após três anos de desenvolvimento, tudo desmoronou. Contudo, Duna de Jodorowsky rendeu um ótimo documentário dirigido por Frank Pavich, que acompanha a história do fracassado projeto.

Mais sobre Duna: história e onde assistir aos filmes

Passando-se em um futuro distante, a trama de Duna acompanha a história do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides, lutando para garantir o futuro de seu povo, buscando impedir uma guerra mortal entre diferentes impérios intergalácticos.

O filme de 1984, que cobre boa parte do romance original de Frank Herbert e conta com nomes como Kyle MacLachlan, Patrick Stewart, Sting e Sean Young no elenco, está disponível através do Prime Video. Além da direção, David Lynch também foi responsável pelo roteiro do filme.

Quanto à franquia recente, dos filmes dirigidos por Villeneuve e estrelados por nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Stellan Skarsgård, entre outros, enquanto o primeiro filme está disponível no catálogo da HBO Max, Duna: Parte 2 está em cartaz nos cinemas. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.