A temporada dos principais festivais cinematográficos chegou ao fim neste final de semana com a conclusão do Festival Internacional de Toronto (TIFF). Nos últimos meses, Cannes e Veneza também realizaram suas programações e contaram com a estreia de algumas das obras mais aguardadas do ano, servindo como uma prévia do Oscar 2024.
Embora a premiação destes festivais não indique necessariamente quem irá ganhar o Oscar, seus lançamentos costumam aparecer na maior cerimônia do cinema internacional. Dessa forma, grande parte dos possíveis indicados já deram as caras e é possível especular quem conquistará uma vaga no Oscar 2024. Depois de falarmos sobre as categorias de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz, chegou a hora de falarmos sobre Melhor Documentário de Longa-Metragem.
Oscar 2024 de Melhor Documentário: possíveis candidatos
American Symphony
Conhecido por A Private War, The Boy From Berlin e Cidade de Fantasmas, Matthew Heineman dirige American Symphony, documentário que retrata um ano na vida do premiado músico Jon Batiste e, consequentemente, de sua esposa, Suleika Jaouad. A obra irá documentar a vida de Batiste no ano seguinte à sua vitória no Grammy, sendo uma visão íntima guiada pela música de Jon Batiste.
Anselm
Depois de dirigir O Sal da Terra, O Amigo Americano e o clássico Paris, Texas, Wim Wenders retorna aos documentários com a gravação de Anselm, longa que estreou em Cannes. A obra é uma crônica da vida do pintor e escultor alemão Anselm Kiefer.
O Túnel de Pombos
Com lançamento confirmado pela Apple TV+, O Túnel de Pombos irá abordar a vida e morte de John le Carré, célebre escritor de livros de espionagem. Entre suas obras, estão O Espião Que Sabia Demais, O Jardineiro Fiel e O Espião Que Saiu do Frio, todos adaptados para o cinema.
Little Richard: Eu Sou Tudo
Conhecido como um dos pilares do rock ‘n roll, Little Richard atingiu a fama em meados da década de 1950 com seu som revolucionário e grande presença de palco. Em Little Richard: Eu Sou Tudo, vemos mais sobre suas batalhas íntimas e contradições, incluindo sua muito falada sexualidade. O documentário traz relatos de familiares, músicos e estudiosos de temas como negritude e queerness, questionando o embranquecimento da música pop estadunidense.
Atiraram no Pianista
Ambientado no Brasil, Atiraram no Pianista é a única animação que deve ganhar uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário. A obra irá seguir um jornalista de Nova York em sua busca pela verdade após o desaparecimento de Tenório Jr., pianista brasileiro expoente da Bossa Nova. O longa será uma ode ao gênero que tornou-se popular mundo afora.