10 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2024

O ano de 2023 ainda reserva o lançamento de muitos filmes esperados. Muitos destes títulos, inclusive, estão fazendo suas estreias mundiais no Festival de Toronto, conhecido como TIFF (Toronto International Film Festival), cuja programação se encerra no dia 17 de setembro. Dessa forma, as previsões do Oscar 2024 começam a se formar em meio à mídia especializada.

Além dos já muito falados Barbie e Oppenheimer, lançados em julho, a premiação deve contar com filmes cuja estreia acontece durante o segundo semestre deste ano. A partir de setembro, inicia-se o período conhecido como o lançamento dos Melhores Filmes, ou seja, dos longas que os estúdios projetam como possíveis indicados a Melhor Filme nas grandes premiações, como Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e muitas outras.

Oscar 2024: possíveis indicados para Melhor Filme

Barbie

Além de ser o maior filme do ano, Barbie conta com veteranos da premiação em sua produção e deve estar presente em diversas categorias do Oscar em 2024. Greta Gerwig esteve indicada por seus dois últimos filmes, Lady Bird e Adoráveis Mulheres, enquanto Noah Baumbach, seu marido e roteirista, foi indicado a sete categorias por História de um Casamento.

The Holdovers

Depois de vencer o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2004 com Sideways – Entre Umas e Outras e em 2011 com Os Descendentes, Alexander Payne está de volta em busca de mais um prêmio. O cineasta irá dirigir The Holdovers, comédia que novamente conta com Paul Giamatti no papel principal de um professor odiado que torna-se responsável pelos alunos que não podem retornar aos seus lares durante o Natal.

Assassinos da Lua das Flores

Por muitos cotado como o grande favorito do Oscar 2024, Assassinos da Lua das Flores é o mais novo longa de Martin Scorsese e chega aos cinemas em outubro, sendo depois lançado pela Apple TV+. A obra detalha a investigação do massacre da tribo Osage em Oklahoma na década de 1920. Nos papéis principais estão Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Jesse Plemons e Lily Gladstone.

Maestro

Embora polêmica desde a divulgação de seu primeiro trailer, Maestro tem a cara do Oscar. O filme é a grande aposta da Netflix para o prêmio e conta com Bradley Cooper na direção e protagonismo, interpretando o icônico músico Leonard Bernstein, responsável pela trilha sonora de Amor, Sublime Amor.

Oppenheimer

Por falar em cinebiografias, possivelmente nenhuma será tão grande em 2023 como Oppenheimer. O longa de Christopher Nolan ganhou grande destaque por seus aspectos técnicos e pela atuação de Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer, mas deve garantir uma vaga entre os indicados a Melhor Filme.

Origin

Depois de ser indicada por Selma e 13th, Ava DuVernay deve novamente contar com uma indicação ao Oscar 2024 por Origin. O longa é outra cinebiografia e conta a história da jornalista e escritora Isabel Wilkerson, cuja vida foi marcada por tragédias.

Vidas Passadas

O novo queridinho de 2023 é Vidas Passadas. O longa de Celine Song, que realiza sua estreia como diretora, mostra a relação de dois amigos de infância ao longo de 24 anos, sendo dividido em três épocas diferentes.

Pobres Criaturas

Pobres Criaturas fez sua estreia em Veneza no início deste mês e roubou completamente a cena do festival. A mais nova obra de Yorgos Lanthimos conta novamente com Emma Stone e mostra o diretor ainda mais maduro após ser indicado a nove categorias do Oscar por A Favorita, colocando-o como um dos favoritos ao prêmio.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Enquanto o primeiro filme foi indicado – e venceu – Melhor Animação no Oscar, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é um forte candidato à rara indicação de uma animação a Melhor Filme.

The Zone of Interest

Conhecido por Sexy Beast e Sob a Pele, Jonathan Glazer sempre circula nas premiações quando lança uma nova obra. Em 2023, o diretor conta com o lançamento de The Zone of Interest, filme exibido em Cannes e com estreia prevista para dezembro. O longa irá contar a história de Rudolf Höss, o comandante mais longevo do campo de concentração de Auschwitz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.