Em menos de uma semana, chega ao cinema Oppenheimer. O longa de Christopher Nolan é um dos mais esperados do ano e irá abordar a vida de J. Robert Oppenheimer, mais conhecido como o “pai da bomba atômica”.
Dessa forma, listamos abaixo três filmes sobre bomba atômica para você conferir em preparação para Oppenheimer.
3 filmes sobre bomba atômica para ver antes de Oppenheimer
Dr. Fantástico
Dirigido por Stanley Kubrick, este é tranquilamente o mais popular longa sobre bomba atômica da história – ao menos, até o momento. Com Peter Sellers em três papéis distintos, Dr. Fantástico conta a cômica história de um ataque nuclear que pode desencadear uma guerra mundial e, por consequência, acabar com a vida na Terra. Abordando temas como nacionalismo exacerbado, política militar e anticomunismo, esse filme de 1964 é um clássico por um motivo.
Gen Pés Descalços
Gen Pés Descalços é um dos relatos mais tristes do cinema. Baseado em um mangá, o filme mostra a história de Gen, um menino de seis anos que, ao retornar da escola uma manhã, vê uma bomba atômica ser disparada em sua cidade, Hiroshima. O menino consegue sobreviver, porém, passa a conviver com a morte e o cheiro de cadáveres queimados ao seu redor, enquanto parte em busca de comida e de sua família.
A Hora Final
Com ninguém menos que Gregory Peck, Ava Gardner e Fred Astaire no elenco, A Hora Final conta uma história similar à de Dr. Fantástico, em que uma Terceira Guerra Mundial se iniciou e o mundo agora precisa conviver com o contágio nuclear do conflito.
Um submarino norte-americano, sob o comando do capitão Dwight Towers, busca um refúgio nos poucos lugares sem contaminação no hemisfério norte e encontra na Austrália um lugar onde sua tripulação pode provisoriamente viver.
Extra
Túmulo dos Vagalumes
Outra animação japonesa, Túmulo dos Vagalumes é uma produção dos Studios Ghibli que recebeu amplo acolhimento pela crítica. Na trama, acompanhamos os irmãos Setsuko e Seita durante a Segunda Guerra no Japão.
Um bombardeio à cidade de Kobe acaba sendo fatal para sua mãe e seu pai é convocado para a Guerra, fazendo com que os meninos sejam obrigados a morar com alguns parentes. Insatisfeitos, eles saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vagalumes.