Quadrilogia: conheça os filmes Pânico

Pânico é um dos melhores filmes de terror slasher dos últimos tempos, com o sucesso do primeiro filme, mais quatro sequências de filmes Pânico foram feitas. O subgênero slasher entrou em decadência no finalzinho dos anos 80, sendo quase que esquecido pelo público. Com a estreia de Pânico em 1996, o subgênero  ergueu-se. A trilogia original foi lançada ainda nos anos 90. Em 2011 o quarto integrante dos filmes Pânico foi lançado, talvez inovador, mas não muito diferente dos primeiros filmes, trazendo um louco fanático por filmes de terror e este querendo filmar o seu próprio filme com cenas reais e muito mais sangrentas que qualquer outro.

Filmes Pânico

Filmes Pânico: um sucesso slasher

O filme gira em torno de 3 protagonistas, Sidney Prescott, Dewey Riley e Gale Wethers. Sidney, foi o alvo principal em todos os filmes, esta tinha uma tal “divida” com o assassino e este exigia que ela pagasse a qualquer custo tudo que ele sofreu durante anos culpando a por sua desgraça.

Abaixo, apresentaremos a vocês os filmes Pânico que formam essa linda quadrilogia.

Pânico (Scream) – 1996

Sinopse: A pequena e pacata cidade de Woodsboro está em pânico: um louco, fanático por filmes de terror, está assassinando brutalmente os jovens da cidade, agindo como os maníacos das telas. Primeiro ele telefona, faz perguntas dos filmes do gênero. Se a resposta estiver errada…o pior, é que ninguém tem ideia de quem possa estar por trás dos crimes. Todos são suspeitos e qualquer um pode ser a próxima vítima. Aliás, a única chance de sobreviver é manter-se sempre um passo à frente do assassino, fazer seu jogo. As pistas estão todas aí, basta conhecer os filmes para desvendar o mistério…

Comentário: O pioneiro de uma série de filmes que se tornou uma referência no campo do terror. Apesar do filme ser classificado como terror, seu verdadeiro gênero é o suspense. Algumas mortes neste primeiro filme são extremamente brutais, mas ainda não supera o quarto filme que ganha de todos em termos de brutalidade. Pânico foi um dos filmes mais assistidos do ano de 1996 e parte de 1997 sendo o terceiro filme mais lucrativo da Dimension Films, que na época, era subsidiária da Walt Disney Company, hoje em dia a Dimension pertence a The Weinstein Company.

pânico 1

pânico foto
A primeira geração de jovens atacados pelo maníaco. da esquerda para direita estão Billy, Sidney, Stu, Tatum e Randy.

Pânico 2 (Scream 2) – 1998

Sinopse: Sidney (Neve Campbell) tenta se livrar das lembranças do massacre ocorrido, ao se mudar para Windsor e começar a faculdade de cinema. Mas quando ela pensa que recomeçou uma vida em paz, um livro e um filme sobre os assassinatos de Woodsboro são lançados. Em seguida, uma nova onda de crimes surge com muito mais violência. A lista de vítimas continua a crescer, várias pessoas são suspeitas das mortes ocorridas, mas o alvo principal do misterioso assassino continua sendo Sidney.

Comentário: Um filme cheio de mistério, melhor que o primeiro e com cenas de perseguições muito melhores, servindo de afirmação para aqueles que duvidavam da vinda de uma franquia de filmes Pânico. Pânico 2 foi um sucesso de bilheteria e de crítica sendo um dos filmes mais assistidos de 1998, assim como Pânico (1996) foi um dos mais assistidos de 1996/1997, este segundo filme rendeu a Neve Campbell o prêmio de melhor atriz no MTV Movie Awards.

pânico 2

pânico 2 foto
Elenco principal de Pânico 2, da esquerda para direita temos Mickey, Randy, Sidney, Derek e Hallie.

Pânico 3 (Scream 3) – 2000

Sinopse: Os crimes de Woodsboro continuam a interessar a mídia e quando um novo filme começa a ser gravado em Hollywood, um dos atores é assassinado. Sidney (Neve Campbell) que se refugiou em uma casa de campo no interior da Califórnia para finalmente ter paz, recebe uma ligação do misterioso assassino mandando-a ir a Los Angeles para evitar mais derramamento de sangue. Novos crimes acontecerão enquanto a repórter Gale Wethers (Courteney Cox) e o policial Mark Kincaid (Patrick Dempsey) tentam solucionar esse novo mistério com a ajuda de Sidney, que a cada morte descobre segredos terríveis acerca de seu passado.

Comentário: O melhor de toda a série de filmes Pânico, esclarecedor, este aqui mostra a verdadeira causa para os acontecimentos desde 1996 a 2000 no universo Scream. O filme estabeleceu um recorde em seu final de semana de estreia superando o primeiro e segundo filme. Pânico 3 foi o final perfeito para a série bem sucedida de Wes Craven tornando a trilogia Pânico, uma das melhores do gênero terror-suspense.

pânico3

pânico 3 foto
Poster do filme, da esquerda para a direita, Jennifer, Dewey, Sidney, Gale e Tyson.

Pânico 4 (Scream 4) – 2011

Sinopse: Dez anos se passaram e Sidney (Neve Campbell) já conseguiu deixar o passado para trás. Quando tudo parecia entrar nos eixos ela recebe uma visita do esfaqueador mascarado. Mas desta vez, Sidney não pode fazer nada a não ser assistir.

Comentário: Este aqui pode ser classificado como o segundo melhor de toda a série de filmes Pânico, apesar deste, em termos de brutalidade superar a todos. O filme se adequa ao modo como vivem os jovens de hoje, desde as redes sociais até os aparelhos ultra modernos.

panico 4 capa

pânico 4 foto
A nova geração de jovens que sofreu o ataque do esfaqueador mascarado. da esquerda para direita temos Robbie, Charlie, Olivia e Kirby.

Estes são os quatro filmes Pânico, recomendamos que assistam a essas verdadeiras obras do campo terror e suspense, pois foram os filmes que trouxeram o subgênero slasher de volta a ativa, muito por conta do gênio Sam Raimi, que também foi o responsável pelo lançamento da trilogia Evil Dead, uma das mais cultuadas no sub-gênero trash.

 

Sobre Jackson Tavares

Admirador do cinema, aprecia todos os gêneros cinematográficos com objetivo de levar ao leitor o que há de melhor do assunto.

Veja Também!

chamados2

Filmes de terror 2017 – datas e detalhes de 16 lançamentos imperdíveis

O ano de 2016 trouxe algumas novidades interessantes para os fãs de terror, no entanto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *