Conheça a série de filmes Halloween

A série de filmes Halloween, um clássico de terror slasher teve início no ano de 1978, foram 8 filmes da franquia original e uma refilmagem seguida de uma sequência. A história se passa na cidade de Haddonfield no estado de Illinois, e mostra a história do serial killer Michael Myers e sua incansável caçada para matar a última sobrevivente da sua família, sua irmã mais nova: Laurie Strode. Michael Myers matou várias pessoas ao longo da sua jornada, abaixo, saiba um pouco sobre a vida do maníaco.

Michael Myers

Inicialmente creditado como The Shape, Michael Myers teve sua primeira aparição no filme Halloween de 1978, criado por John Carpenter e Debra Colina. Em 1963, quando tinha sete anos de idade, Michael assassinou friamente sua irmã mais velha, nos primeiros filmes foi revelado que ele a matou pois esta estava praticando relações sexuais com seu namorado enquanto devia estar encarregada de cuidar de Michael e sua irmã recém nascida, mais tarde, ao longo dos outros filmes, foi revelado o verdadeiro motivo que o levou a assassina-la. O rapaz foi levado para o sanatório Smith Groove onde passou 15 anos sob os cuidados do Dr. Samuel Loomis. No Halloween de 1978, Michael foge da clínica e vai em direção de Haddonfield atrás de sua irmã mais nova, que devido aos acontecimentos de 1963 foi dada para adoção, um casal vizinho dos Myers a adotou. Em Haddonfield, Michael promove uma chacina na noite de Halloween matando a todos que atravessam seu caminho.
Michael também foi expandido para a literatura, o escritor Curtis Richards fez uma novelização do filme, os acontecimentos do livro narram a época em que o assassino estava no sanatório Smith Groove, em 1981, foi adaptado um segundo livro intitulado Halloween 2, escrito por Jack Martin e foi publicado junto do segundo filme, Halloween 2: O Pesadelo Continua. A partir destes, outros romances sobre o filme foram lançados, sem falar dos quadrinhos e jogos de videogame inspirados no personagem.

Filmes Halloween

Na lista abaixo, apresentamos a você a franquia Halloween, são oito filmes da história original, uma refilmagem e uma sequência da mesma. Esperamos que você goste!

Conheça todos os filmes Halloween:

A fama desses filmes é imensurável dentro do terror, mais propriamente no sub-gênero slasher, que basicamente engloba assassinos em série como Jason Voorhees e Freddy Krueger, os filmes Halloween geralmente mantem a mesma ambientação, de terror e um grande suspense atrás desse temível assassino.

Halloween: A Noite do Terror (Halloween) – 1978

Sinopse: Na noite de Halloween de 1963, Michael Myers, um garotinho de sete anos assassina sua irmã mais velha, pois esta estava tendo relações sexuais com o namorado enquanto devia estar cuidando de Michael e sua irmã recém nascida. Michael é levado para o sanatório Smith Groove, e lá, vive sob os cuidados do Dr. Loomis. Passam-se 15 anos e Michael, totalmente perturbado, foge do sanatório e vai em direção a Haddonfield atrás de sua irmã mais nova, agora, uma adolescente que quando ainda bebê, foi adotada pelos vizinhos dos Myers. Michael agora está a espreita de todos, sua antiga casa abandonada é seu quartel general e na noite de Halloween ninguém escapará.

Comentário: Um verdadeiro clássico que tem que ser assistido por todos os fãs do gênero, a direção e o roteiro de Carpenter não deixa a desejar e a atuação de Jamie Lee Curtis como Laurie Strode e Tony Moran como Michael Myers foram espetaculares, um filme realmente brilhante considerando a época em que foi realizado e também um dos melhores da franquia de filmes Halloween.

halloween a noite do terror

Halloween II: O Pesadelo Continua (Halloween II) – 1981

Sinopse: Michael Myers (Dick Warlock) assassinou três jovens na noite de Halloween e tentou matar sua irmã mais nova, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). O Dr. Loomis atirou várias vezes contra o maníaco, que escapou apesar de estar baleado. Laurie é levada para o hospital local e questiona-se por qual razão Michael a perseguiu e matou todas aquelas pessoas, a medida em que o Dr. Loomis investiga, ele vai descobrindo os mistérios horripilantes que há por trás dos atos selvagens do maníaco e tenta detê-lo antes que ele chegue até Laurie.

Comentário: Neste segundo filme, temos um número maior de mortes e uma história que prende um pouco mais o público, a agressividade deste filme supera a do primeiro, mas o mistério é menor, já que todos sabem quem está por trás dos assassinatos. Michael também é mais agressivo quando comete os assassinatos, sendo que no primeiro ele era um tipo de assassino silencioso e um pouquinho mais discreto, neste segundo filme ele é mais rápido e brutal nos assassinatos.

halloween 2

Halloween III: A Noite das Bruxas (Halloween III: Season of the Witch) – 1982

Sinopse: Halloween III dá uma pausa na história de Michael Myers e foca na pequena cidade de Santa Mira, na Califórnia, o Dr. Dan Challis é um médico local que se depara com uma terrível conspiração para trazer o fim da espécie humana, esse plano será posto em prática na noite de Halloween quando as crianças estiverem usando as famosas máscaras Silver Shamrock, que não são como as outras, pois as crianças que estiverem usando essas máscaras terão suas mentes tomadas por uma terrível força diabólica. O Dr. Dan e uma moça chamada Ellie, que teve seu pai morto próximo a fábrica que produz as máscaras, terão de fazer algo antes que o comercial das máscaras Silver Shamrock inicie as mutações ou será o fim da espécie humana.

Comentário: Halloween III não foi um grande filme, mas vale a pena assistir pois sua história é tão boa quanto a de Michael Myers, pois este é focado muito no mistério e os assassinatos em massa ficam um pouco de lado, algumas pessoas morrem não do jeito em que os dois primeiros filmes mostram, trazendo mortes provocadas por forças sobrenaturais.

halloween 3

Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (Halloween 4: The Return of Michael Myers) – 1988

Sinopse: Halloween 4: O Retorno de Michael Myers ou Halloween 4: Dia das Bruxas traz de volta o maníaco Michael Myers que recebe a notícia de que sua irmã Laurie morreu em um acidente de carro, no início, Michael teve a sensação de “missão cumprida, todos estão mortos”, mas ele não contava que sua irmã havia deixado uma filha, Michael, com fúria e ódio, mais uma vez foge para Haddonfield no dia das bruxas a fim de, assassinar a pequena Jamie, sua sobrinha de sete anos. A única esperança de Jamie é o Dr. Loomis que está no rastro de Michael.

Comentário: Uma volta espetacular do maníaco, tá certo de que demorou alguns anos para que o filme tivesse um bom roteiro, mas valeu a pena os fãs esperarem tanto tempo pelo quarto filme que na minha opinião é um dos melhores da franquia Halloween. A atuação de Danielle Harris como a pequena Jamie foi brilhante, e continuou nesse status no quinto filme. Também não posso deixar de fora Donald Pleasence que continuou com sua exelente atuação como o Dr. Loomis.

halloween 4

Halloween 5: A Vingança de Michael Myers (Halloween 5: The Revenge of Michael Myers) – 1989

Sinopse: Michael Myers que está aparentemente morto retorna para Haddonfield para terminar o que começou a fazer, matar sua sobrinha Jamie Lloyd. Quando a polícia local ignora as advertências do Dr. Loomis que Michael está vivo e voltou, ele tenta persuadir Jamie para ajuda-lo a prender seu tio e para-lo de uma vez por todas. Um misterioso estranho vestido de preto também chega à Haddonfield. Ele está atrás de Michael para ajuda-lo ou para-lo?

Comentário: Um filme bom, mas não é melhor que os outros, mencionando outra vez a exelente atuação de Danielle Harris outra vez como a pequena Jamie Lloyd. A inclusão do homem de preto foi um dos pontos em que eu realmente gostei no filme, pois além do terror temos também um mistério em torno deste novo personagem que parece ter um tipo de ligação com Michael.

halloween 5

Halloween 6: A Última Vingança (Halloween 6: The Curse of Michael Myers) – 1995

Sinopse: O Homicida Michael Myers (George P. Wilbur) retorna à cidade para tentar acabar com o que sobrou de sua família que ele tanto persegue. Só que seu principal inimigo, o Dr. Loomis (Donald Pleasence), está atento aos seus movimentos e pronto para defender a família contra aquele que considera ser a personificação do mal.

Comentário: Um filme esclarecedor, mas não foi brilhante, apesar de render bastante bilheteria em seu primeiro final de semana, o filme também não agradou os críticos. Halloween 6 teve duas versões, a do diretor e a do produtor, a versão original do cinema confundiu o público, pois ao contrário da versão do produtor e a do diretor, não mostrava flashbacks do quinto filme deixando o sexto um pouco sem sentido. Foi o último filme do ator Donald Pleasence, que morreu logo após o termino das filmagens.

halloween 6

Halloween H20: 20 Anos Depois (Halloween H20: 20 Years Later) – 1998

Sinopse: Depois de escapar do assassino mascarado, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) forjou sua morte e reconstruiu sua vida mudando de nome e cidade. Agora, 20 anos mais tarde, Laurie e Michael Myers estão prestes a se encontrarem novamente, ele volta em busca de vingança, mas desta vez não é somente atrás dela que ele está, o terror começa para toda uma nova geração…

Comentário: Apesar de ser uma bela homenagem ao original, o filme peca em um único ponto, o fato dele ignorar os eventos do 4º, 5º e 6º filmes, fazendo de H20 uma sequência de Halloween II, fora isso, o filme tem suas qualidades.

halloween h20

Halloween: Ressurreição (Halloween: Resurrection) – 2002

Sinopse: Após invadir o sanatório Grace Anderson, Michael Myers conseguiu finalmente fazer o que tinha de fazer desde 1978: matar sua irmã Laurie Strode. Cumprida sua missão, Michael volta para sua casa em Haddonfield. Um grupo de adolescentes ganha um concurso para passar uma noite na aparentemente abandonada casa de Michael Myers para uma exibição ao vivo pela TV, a intenção é se divertir e se promover, mas as coisas ficam assustadoras e o jogo se transforma em uma luta onde nem todos saem vivos pois Michael Myers estava lá para recebê-los.

Comentário: O último filme da série original, assim como o 1º, o 2º e o 4° filme, pode ser considerado um dos melhores da série, só não gostei do destino de Laurie Strode que no final das contas acaba caindo nas mãos de Michael Myers, já na história principal do filme, não tive que reclamar, pois ele deixa a velha guerra entre Michael contra Sua Família e dá espaço para uma nova história, claro, respeitando o velho terror de Myers.

halloween ressurreição

Halloween: O Início (Halloween) – 2007

Sinopse: Aos 10 anos, Michael Myers é um garoto problemático excluído por todos. Sua mãe é uma stripper em um clube local e vive brigando com o namorado. Para descontar sua raiva, Michael tem o hábito de maltratar animais. Até que um dia, o diretor da escola descobre e conta à sua mãe que ele possui tendências psicopatas. Numa noite de Halloween, fantasiado com uma de suas máscaras preferidas, ele perde totalmente o controle e assassina a todos na casa, exceto sua irmã recém nascida e sua mãe que não estava no local e vai parar num reformatório para crianças. Depois de ficar recluso por 15 anos, Michael foge e retorna à cidade em busca de vingança, e qualquer um que atravessar seu caminho estará correndo um grave risco de morte.

Comentário: O fato deste filme aprofundar um pouco mais a infância de Michael, não faz dele um remake sensacional, claro que ele tem seu valor e eu reconheço, mas o que estraga o filme, talvez seja seu exagerado conteúdo sexual, não sendo hipócrita claro, mas posso dizer que o filme seja um pouco apelativo, entretanto pode ser considerado um bom filme pois sua história e seu desenvolvimento não deixam a desejar. Não esquecendo da atuação espetacular de Malcolm McDowell como o Dr. Loomis, os cabelos longos na fase inicial do filme me fizeram lembrar dele no Laranja Mecânica.

Halloween o início

Halloween 2 (Halloween 2) – 2009

Sinopse: O mal permanece vivo e toda a crueldade não é o bastante para Michael Myers (Tyler Mane), ele continua com sua sede de sangue e não descansará enquanto sua irmã não o aceitar como membro da família. Ele torna-se ainda mais malvado, já que seu único laço com as emoções foi quebrado. Agora, há duas principais vítimas em seu caminho: sua irmã Laurie e aquele que cuidou do rapaz durante sua temporada no manicômio, o Dr. Samuel Loomis (Malcolm McDowell).

Comentário: Esta sequência não foi muito bem elaborada em minha opinião, acho que não foi o melhor de Rob Zombie, talvez se ele tivesse inserido um pouco mais dos elementos das sequências originais do filme, com certeza Halloween II (2009) teria sido um filme bem melhor que Halloween (2007).

halloween 2 2009

A série de filmes Halloween é muito referenciada no campo terror até hoje, Halloween 1, 4 e 5 foram exibidos no programa Cine Trash, transmitido originalmente no ano de 1996, Michael Myers é um dos assassinos que mais se destaca no cinema, ao lado de Freddy Krueger, Jason Voorhees, Leatherface entre outros.

Sobre Jackson Tavares

Admirador do cinema, aprecia todos os gêneros cinematográficos com objetivo de levar ao leitor o que há de melhor do assunto.

Veja Também!

chamados2

Filmes de terror 2017 – datas e detalhes de 16 lançamentos imperdíveis

O ano de 2016 trouxe algumas novidades interessantes para os fãs de terror, no entanto, …

2 Comentários

  1. filmes excelentes, tive o prazer de ver todos em sequencia, sou um fã do Robie Zumbie, mas a historia criada por John Carpenter e sem duvida a melhor de todas, ele nao e mais famoso que o Jason ou Freddy, mas pra mim tem uma historia mais bem elaborada, explicita no sexto filme atravez de pesquisas do Tomie, uma das pessoas que escaparam vivas do primeiro filme, sem duvida sensacional.

  2. Michael Myers >>>> Jason, Freddye e Letherface

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *