As 10 maiores bandas punk da história

Há muita controvérsia sobre as origens do punk rock. Há os que dizem que o movimento surgiu na Inglaterra na segunda metade da década de 1970, como descontentamento com a situação econômica do país e como resposta ao rock progressivo que dominava a cena musical da época.

Há os que afirmam que esse movimento surgido na Inglaterra (entre eles os próprios ingleses) só foi possível por causa de algo que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1960 e no inicio da década de 1970.

Contudo, já que não é possível determinar com precisão qual a origem do punk rock, talvez seja possível listar quais as 10 maiores bandas punk, certo? Errado, pois assim como qualquer lista sobre bandas, filmes, livros, times de futebol, ou qualquer outra coisa, o resultado quase sempre esbarra no gosto pessoal de quem pretende escrever sobre o assunto.

Top 10 bandas punk

E é evidente que isso se aplicará à lista de melhores bandas punk que vamos colocar aqui, portanto, se você concorda, perfeito! Se você não concorda, perfeito também, afinal de contas, é por isso que falar sobre música é tão bom. Sempre há espaço para discordância.

Agora vamos lá? Essa é a lista de melhores bandas punk!

Top 10 bandas punk da história

10 – Bad Brains: Formada em 1977 em Washington, DC, essa banda de hardcore e punk rock estadunidense apresenta também uma grande influencia do reggae em suas músicas. Uma das características mais marcantes da banda é que ela é formada exclusivamente por músicos negros, o que por si só já seria algo diferente no cenário do rock. Mas o que mais chama a atenção são as músicas mesmo, extremamente nervosas e rápidas.

bad brains bunda punk
Bad Brains

9 – Black Flag: Formada em 1976 na Califórnia, essa banda é considerada por muitos como uma das mais influentes do cenário punk rock de todos os tempos. O clássico videoclipe da música “TV Party”, com cenas impagáveis até hoje é lembrado pelos mais saudosistas. A banda é uma das mais homenageadas dentro do movimento punk.

Black Flag banda punk
Banda Black Flag

8 – Rancid: Formada em 1991 na Califórnia, essa é uma banda altamente influenciada pelo inicio do movimento punk no final dos anos 1970. A banda tem como principal característica as misturas de diversos ritmos em seu som, o que resulta em músicas extremamente dançantes. Entre esses ritmos, os que mais marcam presença na trajetória da banda são o ska e o reggae.

Rancid banda punk
Banda Rancid

7 – Stooges: Considerados por muitos como sendo uma das bandas responsáveis pelo surgimento do movimento punk, eles já faziam barulho bem antes do gênero ser classificado desse modo. A banda era encabeçada por Iggy Pop, que até hoje ainda sacoleja o esqueleto nos palcos.

Stooges banda punk
Stooges

6 – The Runaways: Formada na Califórnia em 1975, essa banda representa um marco histórico, por ser a primeira das bandas punk composta apenas por mulheres a fazer relativo sucesso. Foi também a banda que lançou a carreira de Joan Jett, que viria a se tornar uma verdadeira diva do rock de todos os tempos. Músicas como “Cherry Bomb” e “Queens of Noise” são verdadeiros clássicos dessa banda.

The Runaways banda punk
Banda The Runaways

5 – The Offspring: Uma das mais influentes bandas dos anos 1990, essa banda foi formada na Califórnia em 1984. No entanto, só atingiu o estrelato na metade da década seguinte, com o álbum “Smash”, que catapultou a banda para uma fama que nenhuma banda punk sonhava naquela época, especialmente por causa do movimento grunge. A banda figura na lista por ter se mantido fiel ao seu estilo, que praticamente não mudou no decorrer dos anos, mesmo quando todos forçavam para fazer um som mais comercial.

The Offspring banda punk
Banda The Offspring

4 – Green Day: Essa banda, formada em 1987 em East Bay, na Califórnia, é a representante mais comercial e talvez a que será mais contestada por você. No entanto, nós não podemos nos esquecer que muitos adolescentes começaram a ouvir bandas punk por influencia do Green Day e de seu punk com pegada mais pop. E as influencias citadas pelos membros da banda são boas, com gente como The Jam e Stiff Little Fingers.

Green Day banda punk
Banda Green Day

3 – Dead Kennedys: Formada em 1978 em San Francisco, na Califórnia, essa banda revolucionou o movimento punk, dando a ele um ar mais politizado. As músicas “California Über Alles” e “Holiday In Cambodia” são as mais emblemáticas da trajetória dessa que é uma das maiores bandas punk de todos os tempos.

Dead Kennedys banda punk
Banda Dead Kennedys

2 – Sex Pistols: Formada em 1975 em Londres, essa é uma banda que para muitos sintetiza o que é o movimento punk, com apenas três acordes, vocais podres e letras anárquicas. O vocalista Johnny Rotten e o baixista Sid Vicious até hoje são lembrados como exemplos de como deve ser um punk de verdade. A banda teve sucesso tão meteórico quanto a sua curta trajetória, mas o seu disco “Never Mind the Bollocks, Here’s The Sex Pistols” pra sempre ficou marcado na história do movimento e de todo o rock.

 

Sex Pistols banda punk
Banda Sex Pistols

1 – The Clash: Formada em 1976 na capital da Inglaterra, Londres, essa banda teve vários atributos, mas nenhum superou a sua inventividade, que pode colocá-la como uma espécie de Beatles do punk. Até uma dupla de compositores talentosos ela tinha. Eram eles Joe Strummer e Mick Jones. A banda fez muito sucesso, não apenas na Inglaterra, mas também nos Estados Unidos, para onde viajou para realizar shows em estádios gigantescos, o que irritou para sempre boa parte do movimento punk tradicional.

Hors concours: Os Ramones – Essa banda é tão boa que até mesmo quem não gosta de bandas punk já gostou de ouvir alguma música desses caras, que nem se declaravam como sendo uma banda punk. E o mais curioso é que eles de fato nunca se vestiram ou usaram penteados característicos do movimento, como os famosos moicanos. Mas o curioso é que a banda sempre usava as mesmas roupas surradas, com suas jaquetas de couro e seus All-Stars velhos de guerra nos pés. E nas cabeças? Nas cabeças os mesmos penteados, perfeitos para abaixar durante as músicas, sempre muito curtas, com no máximo 3 minutos e meio. Os Ramones são sem sombra de dúvida, a principal banda punk de todos os tempos! Mesmo sem ter sido uma.

Marcos Guillen

Sobre Leonardo Caprara

Idealizador e fundador do site, tem profunda paixão pela música e pelo cinema, desbravando os mais diferentes sub-gêneros dentro destes dois maravilhosos nichos e procurando levar o melhor conteúdo para os fiéis leitores do Música e Cinema!

Veja Também!

Capa do novo álbum "The American Dream Died"

Agnostic Front: a morte do sonho americano

Existem bandas que já nascem clássicas. Desde sua origem já possuem “certificado de garantia” e, …

25 Comentários

  1. Green Day não deveria está nessa lista!!

  2. onde colocaram o NOFX, Bad religion?

  3. Social Distortion pra mim é a melhor de todas

  4. Onde esta os Misfits ? AFF

  5. achei esta lista muito ruim com todo o respeito, não pelo meu gosto em particular mas sim por estar faltando bandas que influenciaram muito mais que as citadas na lista!!

  6. cadê ramones??? os ramones é considerado a melhor banda de punk rock esse kara ai num sabe nem fazer classificação de banda a vsf

  7. Qualquer lista de melhores banda punk que não contenha BAD RELIGION …….pode jogar no LIXO…. seu maluko!!!!!

  8. Tiozão : Stoogues e Proto Punk (ou seja eles influenciaram muito junto com o MC5 e os New York Dolls, musicalmente, mas eram Hippies com atitude de macho rsr).
    The Slits e Bikinni Kill dão de 10 a zero em termos de atitude e postura nas Runaways,
    Green Day e Offspring gravaram com grandes gravadoras e se venderam descaradamente para elas através de videos milionários pela MTV (o que prova que tudo que reluz , quer dizer, faz barulho, mas não e ouro).
    Discharge, GBH e The Exploited, criaram historias por dar continuidade ao Punk Rock através do Hard Core sem precisar MTV e nem gravadoras grandes e muito menos videos.
    Por gentileza, se possivel escute as bandas rueiras do final dos anos 70 e começo dos 80, que foram as que seguraram a onda Punk se não fossem elas nem essa lista teria existido, vai ai uma dica : Sham 69, Menace, Cockney Rejects, Skrewdriver(antes deles virarem nazis), Angelic Upstarts, Cock Sparrier, Last Resort, etc….
    E finalizando , o senhor tem cara de quem gosta de Jazz, tenta esse estilo da próxima vez se possivel.

  9. Cadê Ramones e Misfits? Que lista vaga…

  10. mano cade o misfits aff nãm

  11. uma lista de bandas punk sem misfits bad religion e nofx????

  12. The clash foi formado quando o vocalista da banda se impressionou vendo um show dos Sex Pistols!Aí ele trocou o som da banda anterior por Punk formando uma nova banda!Já existia som Punk antes dos Pistols,mas foram eles que propagaram,causaram polêmica e fizeram do punk um fenômeno mundial!Eles deviam estar em primeiro lugar!

    • Claro que é muito difícil escolher apenas 10 bandas numa vasta gama de sucessos, mas na minha opinião ainda faltou, dentre as modalidades de punk, o Nirvana, Blink 182, Siouxsie & the banshees e o The Cure.

  13. Uma lista de bandas punks sem ramones? colocou sex pistols e nao colocou ramones? Green day em quarto lugar? Nao entende de punk.

  14. Sem querer polemizar, mas o Bad Religion realmente não poderia estar fora. Cruz credo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *