No dia 15 de dezembro, estreou nos cinemas dos Estados Unidos, o filme “Zona de Interesse”, uma superprodução britânica que chegou com grande expectativa nas telonas, pois o filme foi indicado a categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no 96º Oscar de 2024. No Brasil, o longa-metragem será lançado somente no dia 15 de fevereiro, então não é possível encontrá-lo em serviços de streaming.
Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, vamos acompanhar a história de um relacionamento complicado, entre um oficial nazista Rudolf Höss e sua esposa, enquanto vivem em um campo concentração de Auschwitz. As coisas pioram quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa em meio ao drama da guerra e o horror do genocídio.
Mais informações de “Zona de Interesse”
O filme teve o enredo baseado no romance de mesmo nome, do autor Martin Amis, que foi publicado em 2014. Estrelado por Christian Friedel (13 Minutos) e Sandra Hüller (Anatomia de Uma Queda) nos papéis principais, a produção estreou no 76º Festival de Cinema de Cannes em maio deste ano e foi aclamada pela crítica, ganhando o Grand Prix e o Prêmio FIPRESCI. Dramas históricos quando bem produzidos costumam agradar a crítica especializada, e por isso, “Zona de Interesse” tem tudo para atrair mais prêmios.
Nos sites avaliadores, como Rotten Tomatoes, o longa recebeu ótimas notas e está com uma aprovação de 91%, com base em 175 críticas. No consenso geral do site, foi dito que: “Examinando desapaixonadamente a existência comum de pessoas cúmplices de crimes horríveis, A Zona de Interesse nos obriga a olhar friamente para a mundanidade por trás de uma brutalidade imperdoável.”