“Yesterday – A Trilha do Sucesso” chegou aos cinemas em 2019, trazendo uma história curiosa sobre um mundo em que as pessoas não se lembram da banda Beatles.
Na trama, vamos acompanhar Jack Malik (Patel), um cantor-compositor que, depois de acordar de um acidente, descobre que acorda em uma estranha realidade onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles.
Como ninguém conhece seus ídolos e suas músicas, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço. Conforme conquista mais fãs, Jack percebe que terá diversos desafios para manter essa fraude.
Conheça as sete curiosidades do filme
- Para criar o roteiro, Richard Curtis pediu a aprovação de Paul McCartney para o título do filme. Apesar de nenhum dos integrantes vivos do Beatles ter participado, McCartney concedeu a benção ao cineasta, além de ter sugerido que o filme se chamasse “Scrambled Eggs” (Ovos Mexidos), referência divertida sobre um fato que ocorreu antes de criarem Yesterday. Na ocasião, McCartney tinha a letra temporária de Scrambled Eggs como espaço reservado para a música.
- Como dito acima, o filme teve direitos de usar apenas as músicas, sem a participação de integrantes reais. O diretor Danny Boyle afirmou, em entrevistas, que o filme foi “abençoado” por Paul McCartney e Ringo Starr, bem como pelos espólios de John Lennon e George Harrison.
- Sobre outras coisas que sumiram do mundo na realidade paralela do filme, inicialmente também não existiria a cor roxa, como uma referência casual à banda Deep Purple, agora chamada de “Deep Orange”. Porém, os produtores decidiram retirar a ideia, porque seria muito trabalhoso garantir que nenhum figurante usasse roxo.
- Outra curiosidade do filme, como forma de comédia, é que, quando Jack canta pela primeira vez “Yesterday”, seus amigos afirmam que não é tão boa quanto Coldplay. Inclusive, antes de chamarem Ed Sheeran para o filme, eles queriam que Chris Martin, vocalista do Coldplay, fosse o artista convidado. Por falta de agenda, o cantor não pôde participar da trama.
- Apesar da banda ter dado sua aprovação, legalmente, os cineastas precisavam da permissão somente da Sony ATV para usar as músicas dos Beatles, sendo a Sony a detentora dos direitos de publicação.
- A cena principal do show foi filmada na praia da cidade de Gorleston, em Norfolk, parte do bairro de Great Yarmouth, e os cineastas tiveram a ideia de usar os próprios habitantes como figurantes do filme.
- Com diversas referências, o filme também usou o show de estreia mundial de Jack, no Pier Hotel, como uma homenagem ao show na cobertura “Let It Be”, dos Beatles, exibido em 1970.