Yara Gambirasio: caso real, quem matou, motivo e como está o assassino hoje

Em novembro de 2010, a jovem Yara Gambirasio, de apenas 13 anos, desapareceu após deixar sozinha o centro esportivo de Brembate di Sopra, na Itália. Ela estava a caminho de sua casa, que ficava a 700 metros do local, mas nunca chegou ao seu destino.

Com isso, centenas de pessoas se mobilizaram para buscar a menina, que foi encontrada no dia 26 de fevereiro de 2011, em Chignolo d’Isola, a 10 quilômetros de distância. Sem vida, Yara apresentava múltiplos cortes no corpo e um grande ferimento na cabeça.

Desta forma, iniciou-se uma das mais extensas buscas da história criminal italiana, que investigou diversos suspeitos e envolveu a coleta de cerca de 18 mil amostras de DNA. Até que o nome de Massimo Bossetti, um trabalhador da construção civil local, foi identificado.

image 56

O DNA do homem foi encontrado no corpo de Yara, e no dia 1º de julho de 2016, a Corte d’Assise de Bergamo condenou Massimo à prisão perpétua pelo crime. Contudo, ele se declarou inocente do sequestro e assassinato da menina, o que gerou um pedido de revisão do caso em 2019.

Mesmo com a solicitação da defesa de Massimo, ela só foi analisada em 2021, e acabou sendo negada pela ausência de DNA. Isso levou à investigação de Letizia Ruggeri, que foi acusada de desvio de conduta e fraude judicial em 2022. Até hoje, Massimo permanece preso e alegando sua inocência.

Produções sobre o caso de Yara Gambirasio

Recentemente, a Netflix disponibilizou em seu catálogo a série documental O Assassinato de Yara Gambirasio, dirigida por Gianluca Neri. Dividida em 5 episódios, a produção promete fazer uma análise meticulosa e envolvente deste crime que chocou a Itália.

Além de recontar com detalhes os desdobramentos do macabro caso de Yara, a produção também tece críticas sobre a influência da mídia e as pressões políticas na investigação. Mas esta não é a primeira vez que o caso inspira uma produção, pois em 2021, também foi desenvolvido um filme sobre a história.

Intitulada de Yara, a produção foi dirigida por Marco Tullio Giordana e também foi desenvolvida para a Netflix. A trama acompanha a investigação da promotora Letizia Ruggeri e como ela conseguiu chegar até Massimo Bossetti através de amostras de DNA. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.