Xarope de chocolate virou sangue em clássico do cinema

Uma das cenas mais clássicas do cinema, a sequência da morte no chuveiro de “Psicose” (1960) tem uma curiosidade bem interessante sobre seus bastidores. O sangue que vemos escorrendo pelo ralo não é sangue falso, mas sim xarope de chocolate da Hershey!

Como o filme foi gravado em preto e branco, a escolha pelo xarope foi porque ele apareceria mais na cena. Aliás, segundo o BFI, um dos motivos para o filme ser em preto e branco é justamente esta cena. O diretor Alfred Hitchcock achava que o sangue indo pelo ralo teria sido “repulsivo” demais com o filme colorido.

A curiosidade já circulava na internet há anos, e foi confirmada no documentário “78/52” (2017), todo dedicado a essa cena. Infelizmente, o documentário não está disponível em nenhum streaming no Brasil.

Conheça outras curiosidades sobre “Psicose”

Pelo longa ser inspirado em um livro considerado “controverso”, ele teve dificuldades de conseguir investidores, então, um dos motivos dele ter sido filmado em preto e branco foi para diminuir os custos da produção, que acabou se tornando um grande sucesso.

A cena do chuveiro tem apenas 45 segundos, mas ela usa 52 cortes e 78 ângulos de câmera e levou uma semana inteira para ser filmada. O uso dos vários cortes foi para evitar mostrar violência de forma mais explícita, já que a censura da época era bem rigorosa. Outra curiosidade é que o som que ouvimos da faca entrando no corpo da personagem é de um faca entrando em um melão.

“Psicose”

Dirigido pelo clássico cineasta Alfred Hitchcock, o filme acompanha Marion Crane (Janet Leigh), uma secretária em fuga após roubar uma grande quantia do seu chefe. Ela para em um pequeno hotel de beira de estrada, onde conhece o estranho gerente Norman Bates (Anthony Perkins). É aí que o terror de Marion verdadeiramente começa.

Você pode encontrar o filme no Claro TV+, no Star+ e no Globoblay (necessário plano com o Telecine).

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.