Autismo é um assunto que cada vez mais está em pauta, com intuito de conscientizar ainda mais sobre como diagnosticar e entender como lidar com uma pessoa com os sintomas. O Transtorno do Espectro Autista possui a característica de aflorar comportamentos restritivos e repetitivos.
De acordo com os dados divulgados pelo Center of Diseases Control and Prevention (CDC), cerca de 1% a 2% da população mundial é autista. Diante disso, a indústria cinematográfica não ficou atrás e também fez filmes que ajudassem na conscientização. Vale destacar que, apesar desse assunto ganhar força nos últimos anos, existem produções há muito tempo falando sobre o tema.
Confira três filmes sobre autismo
Forrest Gump – O Contador de Histórias
Lançado em 1994, o clássico filme protagonizado por Tom Hanks está disponível nas plataformas do Paramount+, Amazon Prime Video e Telecine. Na trama, conhecemos Forrest Gump (Hanks), um jovem desfavorecido que possui um raciocínio um pouco lento. Por um acaso, ele acaba participando de momentos cruciais da história dos Estados Unidos, como a Guerra do Vietnã e o Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran (Robin Wright).
O Contador
Lançado em 2006, o filme está disponível na HBO Max e Amazon Prime Video. Estrelado por Ben Affleck, a trama traz a história de Christian Wolff (Affleck), um contador com condição de autismo. Extremamente dedicado, ele possui uma grande habilidade com números, mas seu escritório passa a trabalhar para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo. Por ser ágil, ele é contratado para vistoriar os livros contábeis da Living Robotics, e acaba descobrindo uma fraude de milhões de dólares que colocará sua vida e a de todos ao seu redor em risco.
Longe da Árvore
Lançado em 2017, Longe da Árvore é um filme documentário e está disponível no Apple TV+ para aluguel. Na história, conhecemos a família Allnutt, que, por mais que seja unida e organizada, tem membros completamente diferentes entre si. Os pais acreditam que são falhos por realizar uma educação prática e correta, enquanto os filhos se sentem incompreendidos o tempo todo.