Um dos maiores cineastas da Nova Hollywood, William Friedkin faleceu nesta segunda-feira (7). O diretor era conhecido por O Exorcista, Operação França e Killer Joe – Matador de Aluguel, com uma carreira que se estendeu por quase 60 anos.
A morte de Friedkin foi confirmada por sua esposa, Sherry Lansing, em comunicado à imprensa nesta tarde. Lansing, com quem o cineasta era casado desde 1991, foi CEO da Paramount Pictures e revelou que a causa da morte foi falência cardíaca e pneumonia (via The New York Times).
Mais detalhes não foram revelados, mas uma cerimônia em homenagem a William Friedkin deve acontecer nos próximos dias. Vale ressaltar que o cineasta faleceu em sua residência em Bel Air, bairro de Los Angeles.
William Friedkin trabalhava em novo filme
Embora já tivesse idade avançada e seu último lançamento tenha acontecido em 2011, William Friedkin havia retornado aos estúdios no ano passado. O cineasta preparava o lançamento de The Caine Mutiny Court-Martial, longa protagonizado por Kiefer Sutherland, Jason Clarke, Jake Lacy, Monica Raymund e Lance Reddick.
Com estreia prevista para o Festival de Veneza, em setembro, The Caine Mutiny Court-Martial adapta a peça de mesmo nome, lançada em 1954. Na trama, acompanhamos o tribunal de um oficial naval que está sendo julgado por criar um motim.
O lançamento póstumo do longa fará deste o último dirigido por William Friedkin a chegar aos cinemas ao mesmo tempo que significa seu retorno como diretor após 13 anos. The Caine Mutiny Court-Martial ainda não possui uma data de estreia confirmada.