Will Smith recusou papel em filme famoso e se arrependeu
Os anos 1990 foram fundamentais para a carreira de Will Smith. O astro começou a década com Um Maluco no Pedaço, série que o catapultou para a fama. Ainda no elenco da série, protagonizou Bad Boys ao lado de Martin Lawrence e depois fez Independence Day, filme que se tornou a segunda maior bilheteria da história à época e que segue sendo um dos maiores rendimentos de sua carreira.
No entanto, sua carreira também é marcada por um papel que recusou. Depois de Homens de Preto e Inimigo do Estado, Will Smith recebeu um convite para interpretar Neo em Matrix, produção aguardada de Lana e Lily Wachowski. O astro acabou recusando o papel, por conta de seus efeitos complexos e inovadores, além de ter receio de ser taxado após participar de uma série de longas de ficção científica.
Dessa forma, as irmãs Wachowski decidiram ir em outra direção e ofereceram o papel para Keanu Reeves. O ator, conhecido por Bill & Ted, Garotos de Programa e Velocidade Máxima aceitou, tornando-se o rosto de Neo por quatro filmes em uma das sagas mais icônicas do cinema.
O que Will Smith fez no lugar de Matrix?
Embora sua justificativa seja verdadeira, o grande empecilho, no entanto, foi que Will Smith optou por fazer outro filme ao final da década de 1990. O ator acabou fazendo As Loucas Aventuras de James West, um neo-Western lançado em conjunto com o álbum Willennium.
Trata-se do segundo álbum de Smith, seguindo Big Willie Style, de 1997. Ainda que o longa tenha fracassado – e com o próprio Smith afirmando ter errado em sua escolha -, o álbum foi um sucesso e tem as melhores marcas da carreira do ator. Um dos singles, Wild Wild West, chegou ao número 5 no Top 10 da Billboard e ganhou duas certificações de platina.
Ainda assim, estima-se que Will Smith deixou de ganhar cerca de US$250 milhões ao ter recusado interpretar Neo em Matrix.