Will Smith é uma das personalidades mais conhecidas e bem-sucedidas de Hollywood. O astro de Um Maluco no Pedaço se estabeleceu no cinema com as franquias Bad Boys e Homens de Preto, além de receber indicações a Melhor Ator por Ali, em 2001, A Procura da Felicidade, em 2007, e Rei Richard, em 2021 – ganhando pelo último.
No entanto, o ator acabou recusando um importante papel na década de 1990 e acabou deixando de ganhar cerca de US$250 milhões. Logo após o sucesso de Homens de Preto, em 1997, as irmãs Wachowski e a Warner Bros. ofereceram o papel principal de Matrix para Smith. No entanto, interpretar Neo não o interessou muito, uma vez que outro longa estava em sua pauta.
Saindo de Um Maluco no Pedaço, o jovem Will Smith havia lançado o álbum de rap Big Willie Style, que continha o hit Gettin’ Jiggy wit It. Pouco depois, quando lhe foi oferecido o papel de Neo em Matrix, Smith acabou optando por fazer As Loucas Aventuras de James West, um neo-Western lançado em conjunto com o álbum Willennium.
Embora o filme tenha sido um grande fracasso – e com o próprio Smith afirmando ter errado em sua escolha, um dos singles do álbum, Wild Wild West, foi um grande sucesso. A música chegou ao número 5 no Top 10 da Billboard e ganhou duas certificações de platina.
Em meio à repercussão negativa de As Loucas Aventuras de James West, Smith acabou aceitando trabalhar em Ali, longa que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro. Enquanto isso, Keanu Reeves foi o escolhido para interpretar o protagonista de Matrix e, segundo o Business Insider, ganhou cerca de US$250 milhões com os três primeiros filmes da franquia.
Will Smith: saiba mais sobre As Loucas Aventuras de James West
O longa que fez Will Smith não aceitar o protagonismo de Matrix foi As Loucas Aventuras de James West, lançado em 1999. A obra conta com a direção de Barry Sonnenfeld, de Homens de Preto e A Família Addams, enquanto Kevin Kline divide a tela com o astro. Kenneth Branagh, Salma Hayek e Ted Levine completam o elenco da produção.
Em As Loucas Aventuras de James West, somos introduzidos a um mundo steampunk do faroeste, adaptando a série The Wild Wild West, da década de 1960. A trama mostra Smitth e Kline como dois agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos que atuam para proteger o presidente Ulysses S. Grant de todas as ameaças possíveis do Velho Oeste.