Wicked é uma adaptação em terceiro grau… calma que a gente explica
Um dos filmes mais aguardados de 2024 é a parte 1 da adaptação de “Wicked” para as telonas. Mas o filme é um caso curioso de “adaptação boneca russa”. Ele é baseado em uma peça, que é inspirada em um livro, que é baseada em outro livro.
Primeiramente, “Wicked” é baseado na peça musical de mesmo nome, um dos maiores sucessos da história da Broadway – e que inclusive já ganhou montagens aqui no Brasil. A peça teve sua primeira apresentação na Broadway em outubro de 2003 com Idina Menzel como Elphaba e Kristin Chenoweth como Glinda.
Mas o musical também não é uma história original! Ele é livremente inspirado no livro “Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West”, de Gregory Maguire. Publicado pela primeira vez em 1995, o livro é um reconto de outro livro: “O Mágico de Oz”.
Escrito por L. Frank Baum, “O Mágico de Oz” foi publicado pela primeira vez lá em 1900. Além de ser um clássico infantojuvenil, o livro ficou ainda mais conhecido quando ganhou sua adaptação para os cinemas. Estrelando Judy Garland, “O Mágico de Oz”, de 1939, é considerado um dos grandes clássicos do cinema.
Você pode encontrar o filme no catálogo do Belas Artes à La Carte e da Max.
“Wicked”
Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem de pele verde que sempre foi ostracizada pela sociedade. Ao chegar na Universidade de Shiz e conhece a popular e ambiciosa Glinda (Ariana Grande). Contra todas as expectativas, elas se tornam grandes amigas, mas a amizade delas chega a uma encruzilhada quando elas ganham a oportunidade de realizar um sonho: conhecer o Grande Mágico de Oz.
Dirigido por Jon M. Chu (“Podres de Ricos”), o filme conta com a indicada ao Oscar Cynthia Erivo (“Harriet”), Ariana Grande (“Não Olhe para Cima”), Michelle Yeoh (“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”), Jonathan Bailey (“Bridgerton”) e Jeff Goldblum (“Jurassic Park”), entre outros.
“Wicked: Parte 1” chega aos cinemas brasileiros no dia 21 de novembro.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.