Nesta segunda-feira, North West Kardashian, filha de Kanye West e Kim Kardashian, teve uma imagem bastante comentada na internet. A menina viralizou ao posar com uma jaqueta da nova coleção de West, que segue isolado após as polêmicas recentes envolvendo falas antissemitas e outras declarações problemáticas.
A jovem utilizou um casaco branco com zíper e capuz. No entanto, o estilo da peça chamou atenção por sua clara lembrança às vestimentas utilizadas pela Ku Klux Klan, seita reacionária e extremista de supremacia branca e responsável pela perseguição de negros e judeus nos Estados Unidos ao final do século 19 e início do século 20.
A jaqueta não foi lançada oficialmente, enquanto não há nenhuma coleção de roupas prevista por Kanye West no futuro próximo. No entanto, não seria a primeira vez que o rapper lança uma peça polêmica. Em 2022, o astro realizou um desfile com uma camiseta escrito “White Lives Matter” (Vidas Brancas Importam).
Kanye West rompe com Adidas
Depois de suas polêmicas envolvendo sua conturbada relação com Kim Kardashian após seu divórcio, Kanye West manteve diversas falas problemáticas em suas redes sociais. O rapper norte-americano alimentou uma longa treta com Pete Davidson, então namorado de Kim, e chegou ao “ápice” com falas antissemitas.
Ao questionar o poder de judeus no mundo, West teve suas parcerias rompidas, além de perder diversos advogados. Uma das principais parcerias do músico era com a Adidas, pela qual possuía a Yeezy, uma das marcas mais influentes de roupas e calçados no mundo.
O rompimento com a Yeezy contou com um prejuízo de 250 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,3 bilhão) por conta da retirada dos produtos no último trimestre do ano. Nesta leva de polêmicas, West afirmou que George Floyd morreu por conta do opioide fentanil e disse não acreditar em antissemitismo.