Morreu aos 90 anos, a atriz mexicana, Ana Ofelia Murguía, A artista trabalhou no teatro, cinema e televisão e somou mais de 100 créditos de atuação em sua carreira, mas também eternizou a sua voz ao dublar a personagem Mamá Inês em “ Viva – A Vida é uma Festa”.
O comunicado de sua morte foi feito pelo Instituto Nacional de Artes do México e divulgado pelo portal Variety. A causa da morte não foi divulgada, mas o Instituto informou o falecimento com uma homenagem: “É com grande tristeza que lamentamos a morte da atriz Ana Ofelia Murguia”, escreveram os responsáveis pela organização. “Sua carreira foi vital para as artes performáticas do México. Enviamos as nossas condolências e abraços para amigos e familiares”.
Mais detalhes da vida de Ana Ofelia Murguía
“Em Viva – A Vida é uma Festa”, Murguía foi responsável por interpretar a matriarca da família e cantou “Remember Me” ao lado do protagonista Miguel (Anthony Gonzalez). Em 2018, a animação teve um grande destaque com a crítica e venceu o Oscar de Melhor Canção, composta por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez.
Antes de estrelar na Disney, a atriz mexicana participou de outros grandes sucessos do país, como em 1979, em “Cadena Perpetua”, “Mi Querido Tom Mix”, de 1992, e “A Rainha da Noite”, em 1994. Murguía foi indicada cinco vezes ao prêmio Ariel (o equivalente ao Oscar mexicano) de Melhor Atriz, mas infelizmente não venceu nenhuma vez. Mas, recebeu o Ariel de Melhor Atriz Coadjuvante três vezes em sua carreira, em 1985.
No dia 26 de janeiro, a atriz receberá uma homenagem póstuma no Palácio de Belas Artes, na Cidade do México.