Nesta semana, estreou na Netflix a série documental Voo 370: O Avião Que Desapareceu, relatando os acontecimentos ligados ao desaparecimento de um avião da Malaysia Airlines no dia 8 de março de 2014. O evento resultou em semanas de extensa cobertura da mídia mundial, tornando se um dos casos mais famosos do século.
A série documental foi produzida pela britânica RAW TV e conta a história da tragédia tem três episódios, com a duração de 90 minutos cada. Todos os episódios foram dirigidos por Louise Malkinson e contam com relatos de familiares de pessoas que estavam no voo, além de cientistas e jornalistas investigativos, todos em busca de respostas. Confira abaixo a sinopse oficial do documentário.
“Em 8 de março de 2014, o Voo 370 da Malaysia Airlines desapareceu do radar. Quando as 239 pessoas a bordo desapareceram, uma investigação global sobre o maior mistério da era moderna começou. Apesar dos relatórios oficiais, inúmeras teorias e incansáveis buscas por evidência, uma questão central restou: O Que Estamos Deixando passar?”
Voo 370: avião da Malaysia Airlines foi encontrado?
Quase dez anos após o incidente, o caso segue um mistério. Diversas teorias acerca do desaparecimento do voo 370 surgiram ao longo dos anos e a série documental faz questão de abordá-las. O primeiro episódio fala do piloto Zaharie Ahmad Shah, considerado um dos principais suspeitos do desaparecimento
Já no segundo capítulo, é analisada a teoria do avião ter sido derrubado por grupos militares ou terroristas. No terceiro e último episódio, outra teoria abordada é de que o Boeing carregaria uma carga suspeita, sem o conhecimento da tripulação ordinária.
Até hoje, o avião MH370 não foi encontrado. Em 2018, foi possível ter acesso a um documento que confirmava uma mudança de rota inesperada, feita manualmente. Isso descartou diversas teorias acerca de um possível suicídio ou hipóxia (falta de oxigênio) do piloto.
Confira abaixo o trailer de Voo 370: O Avião Que Desapareceu.