Volta por Cima: nova novela das sete tirou inspiração de Vale o Escrito?
Um dos vilões da nova novela das sete, “Volta por Cima“, é o contraventor (leia-se: bicheiro) Baixinho (Rodrigo Garcia). Na hora em que o filho de Violeta (Isabel Teixeira) apareceu na tela, muitos espectadores pensaram a mesma coisa: “Bernardo Bello de ‘Vale o Escrito‘, é você?”.
Além da semelhança com a série de sucesso da Globoplay por falar desse mundo dos contraventores, o personagem do Baixinho tem uma certa semelhança física com um dos entrevistados de “Vale o Escrito”, Bernardo Bello:
A autora da novela, Claudia Souto, não falou sobre ter tirado inspiração especificamente de “Vale o Escrito”. Mas não parece coincidência termos uma novela falando sobre bicheiros no ano seguinte de uma série sobre o tema fazer tanto sucesso…
Durante coletiva de imprensa da trama, o ator Rodrigo Garcia contou que se inspirou em documentários como “Doutor Castor” (2021) e o próprio “Vale o Escrito” para compor seu personagem.
“Volta por Cima”
Os protagonistas da trama são Madá (Jéssica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira), dois moradores do subúrbio carioca que estão sempre batalhando por uma vida melhor. A história começa quando o pai de Madá, o motorista de ônibus Lindomar (MV Bill), sofre um infarto e falece justamente no dia em que iria finalmente se aposentar. Antes de morrer, ele fez uma “fezinha” com um amigo e comprou um bilhete de loteria. Acabou que esse bilhete era premiado, mas o tio folgado de Madá, Osmar (Milhem Cortaz), que está em dívida com Baixinho, rouba o prêmio da família.
“Vale o Escrito”
“Histórias de famílias influentes com brigas internas pelo poder, fraudes, traições, prisões, vinganças e assassinatos. Parecem elementos de um clássico do cinema, mas estão há anos atrelados ao cotidiano do Rio de Janeiro. Trata-se do submundo do Jogo do Bicho, prática proibida por lei, mas que se organiza como um negócio de milhões, dividido por territórios, chefiado por representantes de núcleos familiares poderosos”, conta a divulgação da Globoplay.
A série documental entrevista pessoas de dentro desse universo, como bicheiros, seus herdeiros e suas mulheres. Após o sucesso da produção, a Globoplay confirmou uma segunda temporada, ainda sem data de estreia.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.