Conforme o tempo passa, o cinema tenta se renovar a cada ano, permitindo que o público tenha novas experiências. É nesses momentos que refletimos sobre algumas experiências do passado, sejam elas nos cinemas ou quando éramos crianças, quando assistimos certas produções. Hoje consideradas clássicos, nota-se o quanto o tempo passou quando alguns títulos mencionados abaixo estão prestes a completar 25 anos!
Além da importância dessas produções na memória de muitas pessoas, os filmes de 1999 também foram importantes para influenciar diretamente a cultura cinematográfica como um todo ao longo do século 21, e vários deles ainda se mantêm tremendamente até hoje. Confira abaixo sete filmes que foram lançados há vinte e cinco anos atrás.
Clube da Luta
Estrelado por Brad Pitt e Edward Norton, a produção é um dos maiores clássicos do cinema e é considerado o filme favorito de muitas pessoas. Na trama, conhecemos um homem deprimido que sofre de insônia e conhece um misterioso vendedor chamado Tyler Durden. Quando o seu apartamento é consumido pelo fogo, ele passa a morar com esse vendedor, em uma casa peculiar e suja.
A partir desse momento, eles decidem criar um clube de regras rígidas onde homens lutam. Mas, essa dinâmica muda quando uma mulher chamada Marla se envolve e chama a atenção de Tyler.
Matrix
Considerado um dos filmes revolucionários no quesito efeitos especiais, no primeiro longa da franquia, conhecemos o programador Thomas Anderson que passa ser atormentado por estranhos pesadelos em que está sempre conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. Isso o incomoda tanto, que ele começa a desconfiar que é real. Misteriosamente, ele conhece Morpheus e Trinity e descobre que é vítima de um sistema inteligente e artificial chamado Matrix. Essa IA é responsável por manipular a mente das pessoas e criar a ilusão de que estão no mundo real.
10 Coisas que Eu Odeio em Você
A comédia romântica é estrelada por Julia Stiles e Heath Ledger, o filme começa a contar a história de Bianca Stratford, uma jovem bonita e popular que não pode namorar antes que sua irmã mais velha tenha o primeiro namorado. O problema é que isso não é uma prioridade para Kat Stratford, e por isso os garotos não chegam perto dela. Para resolver a situação, um rapaz interessado em Bianca decide subornar um rapaz misterioso, com o intuito de conquistar Kat.
Toy Story 2
Guardado na memória de muitos adultos hoje, que foram crianças no final da década de 1990 e 2000, o segundo filme da franquia trouxe Woody tentando salvar um brinquedo que acaba indo parar em um bazar de usados, depois da limpeza no quarto de Andy. Nesse processo, ele acaba sendo sequestrado por um colecionador que pretende vendê-lo a um museu japonês. Na casa do sequestrador, o cowboy descobre informações sobre o seu passado e que foi protagonista de um famoso seriado de TV e por isso é um brinquedo muito valioso. Nesse quarto, ele conhece outros personagens, enquanto os demais brinquedos, liderados por Buzz Lightyear, partem numa atrapalhada operação de resgate.
De Olhos Bem Fechados
Protagonizado por Nicole Kidman e Tom Cruise, conhecemos Alice, uma jovem que possui desejos sexuais que envolvem fantasias por um homem que conheceu por acaso. Quando admite isso, seu marido, o médico Bill Hartford, fica obcecado com a ideia. Depois dessa revelação, ele descobre um grupo sexual secreto e comparece a um dos encontros, percebendo que se envolveu mais do que deveria.
A Bruxa de Blair
Clássico de terror dos anos 1990, o filme acompanha a história de três jovens cineastas que desaparecem quando entram em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local. Depois de anos, a câmera que usaram é encontrada e uma série de eventos passa a acontecer,
A Múmia
A história é ambientada em 1926, quando um grupo de arqueologistas descobre uma tumba na cidade perdida de Hamunaptra. Lá dentro, encontram o corpo de Imhotep (Arnold Vosloo), o sacerdote do Faraó Seti (Aharon Ipalé), que foi mumificado vivo. Além disso, ele também recebeu uma terrível maldição, por ter dormido com a amante do faraó. Mas, inesperadamente, ele revive, quando um dos integrantes do grupo conseguem ler um manuscrito. Cheio de ódio, Imhotep só pensa em reencontrar sua amada e destruir todos que cruzem o seu caminho, trazendo consigo as dez pragas do Egito.