Recentemente, a Netflix recebeu em seu catálogo a série documental Um Pesadelo Americano, uma produção inspirada na história real de Denise Huskins, que foi sequestrada da casa do namorado por homens mascarados em 2015, mas seu caso foi primeiramente considerado uma fraude.
A trama explorada na série lembra bastante a de outra produção também disponível na plataforma, intitulada Vítima X Suspeita, lançado em janeiro do ano passado. O documentário reúne a investigação de uma jornalista sobre casos de mulheres que relataram suas agressões sexuais, mas acabaram tendo seus relatos deslegitimados pelas autoridades.
Muitas destas mulheres acabaram até sendo presas, mesmo tendo evidências substanciais de seus incidentes, com a polícia as acusando de mentir e de apresentarem denúncias falsas. Apesar de não ter sido presa, Huskins também não foi levada a sério e seu namorado, Aaron Quinn, se tornou suspeito.
A pesquisa realizada pela jornalista Rachel (ou Rae) de Leon apontou um grande número desses casos nos Estados Unidos, que destacam um padrão de culpabilização das vítimas pela polícia, expondo assim um grande problema das autoridades para lidar com casos deste tipo.
Dirigido por Nancy Schwartzman, Vítima X Suspeita foi filmado em tempo real durante a primeira investigação solo da jornalista para o Center for Investigative Reporting, e buscou trazer um espaço para que estas mulheres pudessem finalmente contar seu ponto de vista.
Mais sobre Vítima X Suspeita, o documentário da Netflix
A produção segue Rae De Leon viajando aos quatro cantos dos Estados Unidos para revelar e explorar os casos de jovens mulheres que relataram casos de abuso sexual à polícia, mas não conseguiram justiça e foram acusadas de falsa comunicação de crime, e acabaram detidas ou condenadas.
O documentário reúne relatos em primeira mão de várias jovens mulheres que viveram esta situação, além de buscar entrevistas com policiais e especialistas jurídicos. Além disso, Vítima X Suspeita também traz materiais inéditos, incluindo gravações perturbadoras de técnicas coercitivas da polícia.
As gravações mostram agentes tentando persuadir as vítimas, pressionando-as a retirar suas denúncias e, por fim, acusando-as de falsificar relatos policiais. Desta forma, o documentário expõe a verdade, mostrando as fragilidades do sistema, além de trazer justiça para as mulheres. Vítima X Suspeita está disponível na Netflix. Assista ao trailer: